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Constituição Federal de 1988 : cidadania e gestão democrática à luz de Paulo Freire

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Constituição Federal de 1988 : cidadania e gestão democrática à luz de Paulo Freire

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Título Constituição Federal de 1988 : cidadania e gestão democrática à luz de Paulo Freire
Autor Altenhofen, Áurea
Orientador Zitkoski, Jaime José
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Cidadania
Direitos humanos
Freire, Paulo 1921-1997.
Gestão democrática
Resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso é fruto das experiências e indagações da autora ao longo de sua formação. Por meio de metodologia de inspiração qualitativa crítica freireana, realiza pesquisa documental dos anais da Assembleia Nacional Constituinte de 1987, Constituição Federal de 1988, legislação educacional e pesquisa bibliográfica das obras de Paulo Freire com objetivo de problematizar a pergunta “Quais as possíveis contribuições de Paulo Freire à elaboração do texto da Constituição Federal de 1988 sobre os temas: Educação, Cidadania e Gestão Democrática e às práticas democráticas na educação?”. Analisa os avanços que foram possíveis na Constituição Federal de 1988 e objetiva teorizar e explicitar as possíveis contribuições de Paulo Freire à sua elaboração e as influências do pensamento freireano às normas legais e políticas públicas vinculadas à democratização nacional relativas aos eixos: Educação , Direitos Humanos, Cidadania e Gestão Democrática. As análises apontam à ocorrência de possíveis contribuições de Paulo Freire ao texto Constitucional e legislação educacional. Explicitam a importância da sua pedagogia crítica libertadora e princípios da escola cidadã que implicam em conscientização produtora de cultura democrática mobilizadora de transformação da realidade social como possível política pública para a educação para contribuir na construção de uma nova cultura social fundamental ao processo de democratização nacional e na efetivação das normas programáticas para a educação conforme constam na CF/88, especialmente relativas ao art. 205, que refere o desenvolvimento da cidadania como objetivo da educação, e ao art. 206, VI, que afirma a gestão democrática como princípio da educação para o ensino público.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115082
Arquivos Descrição Formato
000963538.pdf (1.299Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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