Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBombassaro, Luiz Carlospt_BR
dc.date.accessioned2015-04-09T01:58:08Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0104-4311pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115084pt_BR
dc.description.abstractA interdisciplinaridade constitui hoje um desafio para as práticas de investigação e de formação pedagógica. Enquanto problema epistemológico, a interdisciplinaridade passou a ser discutida muito recentemente no âmbito acadêmico, em razão do processo de especialização e de fragmentação do conhecimento, que aos poucos foi produzindo uma compreensão cada vez mais detalhada e profunda, mas cada vez menos ampla da realidade, impossibilitando, assim, a criação de uma visão de conjunto e uma compreensão abrangente de mundo. No entanto, pouca atenção tem sido dada às precondições que tornam possível a efetivação da interdisciplinaridade no campo da pesquisa e da formação pedagógica. Por isso, trata-se de analisar aqui as bases éticas sobre as quais se assenta a prática da interdisciplinaridade tanto na investigação científica quanto na formação humana.pt_BR
dc.description.abstractInterdisciplinarity constitutes a challenge to today’s investigative practices and pedagogic training. As an epistemological problem, interdisciplinarity has been discussed recently in academic context, due to the process of specialization and fragmentation of knowledge. This situation has slowly been producing a deeper and more detailed understanding, but one ever more distant from reality, making it impossible to acquire an overall, as well as an extended, comprehension of the world. However, not much attention has been given to the preconditions that have made possible the effectuation of interdisciplinarity in the research field and pedagogic training. Therefore, the issue here is to analyze the ethical basis on which interdisciplinary practice is built, in both scientific research and human development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRoteiro (Joaçaba). Joaçaba, SC. Vol. 39, nesp. (2014), p. 39-48.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectEpistemologyen
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEthicsen
dc.subjectEducationen
dc.titleA dimensão ética da interdisciplinaridadept_BR
dc.title.alternativeThe ethical dimension of interdisciplinarity en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000955030pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples