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Comunicação organizacional : a dimensão da “organização falada” e as implicações na gestão hoteleira

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Comunicação organizacional : a dimensão da “organização falada” e as implicações na gestão hoteleira

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Título Comunicação organizacional : a dimensão da “organização falada” e as implicações na gestão hoteleira
Autor Rossato, Jean Felipe
Orientador Baldissera, Rudimar
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Assunto Comunicação organizacional
Gestão hoteleira
Internet
[en] Hotel management
[en] Organizational communication
[en] Organizations
[en] Spoken organization
Resumo Com o uso das tecnologias digitais da comunicação e da informação (TDCIs), os sujeitos, em perspectiva comunicacional, além de terem acesso a diversas informações, também podem ser produtores de conteúdos sobre o mundo. Assim, nesses ambientes digitais, os públicos tendem, cada vez mais, a ofertar e transacionar sentidos sobre as organizações (seus processos, produtos e serviços), podendo interferir, inclusive, nos seus relacionamentos e processos gerenciais. Nessa direção, este estudo tem como objetivo compreender como os sentidos ofertados na dimensão da “organização falada” (BALDISSERA, 2009b), particularmente na internet, interferem nos processos de gestão hoteleira. Para isso, além de estar epistemicamente fundamentado no interacionismo simbólico (MEAD, 1972), este estudo também aciona aportes teóricos sobre características do contexto contemporâneo – a partir de autores como Maffesoli (2012) e Castells (2009a) – que interferem na relação organização-públicos. Na mesma perspectiva, disserta-se sobre comunicação organizacional (BALDISSERA, 2009a), gestão organizacional (GAULEJAC, 2006) e gestão hoteleira (ABREU, 2003), noções basilares para esta investigação. A pesquisa empírica, por sua vez, compreendeu a realização de quinze entrevistas em profundidade com gestores hoteleiros de três munícipios da Microrregião das Hortênsias (Gramado, Canela e Nova Petrópolis), na Serra Gaúcha/RS. A análise dos relatos, pelo procedimento da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009) e à luz dos fundamentos epistêmico-teóricos, evidenciou que as avaliações e opiniões dos hóspedes sobre hotéis, publicadas na internet - âmbito da “organização falada” -, exigem monitoramento e demandam investimentos em comunicação e gestão, tais como: redimensionamento dos processos de comunicação e alterações nas práticas de gestão, com mudanças nos processos decisórios, nas políticas de atendimento e nos planos de investimento.
Abstract With the use of information and communication digital technologies (ICDT), the subjects in communication perspective have access not only to a variety of information, but also they can be content producers about the world. Thus, in these digital environments, the public tends more and more to offer and transact senses regarding organizations (their processes, products and services), which may interfere even in their relationships and management processes. In this sense, this study aims to understand how the senses offered in the dimension of "spoken organization" (BALDISSERA, 2009b), particularly on the internet, interfere in hotel management processes. Therefore, besides being epistemically grounded in symbolic interactionism (MEAD, 1972), this study also discusses theoretical studies on characteristics of the contemporary context - from authors like Maffesoli (2012) and Castells (2009a) - that interfere with the organization-public relationship. Within this perspective, organizational communication (BALDISSERA, 2009a), organizational management (GAULEJAC, 2006), and hotel management (ABREU, 2003) are discussed, considered basic notions for this investigation. The empirical research, in turn, involved fifteen interviews with hoteliers from three cities of the microregion Hortênsias (Gramado, Canela and Nova Petrópolis), in Serra Gaúcha/RS (Gaucho Highlands/RS). The reports analysis, through the procedure of Content Analysis (BARDIN, 2009) and in the light of epistemic-theoretical foundations, showed that guests’ evaluations and opinions on hotels published on the Internet – considering the "spoken organization" – require monitoring and investments in communication and management such as: resizing of communication processes and changes in management practices with changes in decision-making processes, service policies, and investment plans.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/115199
Arquivos Descrição Formato
000956372.pdf (1.211Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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