Repositório Digital

A- A A+

A importância da cultura e do repertório cultural do designer gráfico no desenvolvimento de projetos de comunicação visual

.

A importância da cultura e do repertório cultural do designer gráfico no desenvolvimento de projetos de comunicação visual

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A importância da cultura e do repertório cultural do designer gráfico no desenvolvimento de projetos de comunicação visual
Outro título Importance of the graphic designers' own culture and cultural repertoire on the development of visual communication projects
Autor Körting, Guilherme
Orientador Linden, Júlio Carlos de Souza van der
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Assunto Comunicação visual
Designer
Design gráfico
[en] Cultural repertoire
[en] Design
[en] Designers own culture
[en] Graphic design
[en] Visual communication projects
Resumo Os valores e a cultura dos designers fazem parte do processo projetual e podem ser considerados de extrema relevância, visto que a cultura do designer pode ser uma fonte de inovação e de criatividade no decorrer do processo projetual do design. Este trabalho aborda o papel das referências culturais do designer gráfico no seu processo de trabalho. Busca descrever como os designers gráficos atuantes no estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente na cidade de Porto Alegre, percebem o efeito de suas atividades culturais e de seu ambiente cultural em seu repertório e na sua prática projetual. O estudo busca caracterizar a relação entre a cultura do designer e a prática de design gráfico, identificar a presença do repertório cultural no discurso dos designers gráficos e identificar os fatores que emergem como relevantes no discurso dos designers gráficos. Para isso foram realizadas entrevistas com seis designers gráficos atuantes em Porto Alegre. A análise das entrevistas sugere que, em todos os casos, o desenvolvimento profissional está relacionado com o repertório cultural, ficando claro o quanto esses designers reconhecem que sua atividade profissional é afetada por seu repertório e ambiente cultural. Foram identificados sete fatores que emergem como relevantes no discurso dos designers gráficos e que podem explicar suas trajetórias profissionais: formação orientada a uma profissão criativa desde a infância; busca por uma atividade criativa; influência das artes plásticas; conhecimento de outras culturas (viagens, história); aprendizagem por meio de troca com colegas experientes; ampliação constante do repertório (eventos culturais, cursos); e relacionamento com clientes.
Abstract Values and culture of designers are part of design process and can be considered extremely relevant, since a culture of designer can be a source of innovation and creativity during design process of design. This study approaches the role of cultural references of graphic designer in their work process. Search describe how graphic designers actants in Rio Grande do Sul state, more precisely in the city of Porto Alegre, perceived the effect of their cultural activities and their cultural environment in their repertoire and their design practice. This study aims to characterize the relationship between culture of design and graphic design practice, identify presence of cultural repertoire in graphic designers' discourse and identify factors that emerge as relevant in the discourse of graphic designers. For that interviews with six graphic designers actants in Porto Alegre. Analysis of interviews showed that, in all cases, the professional development is related with cultural repertoire, becoming clear how much these designers recognize that their professional activity is affected by your repertoire and cultural environment. Seven factors were identified that emerge as relevant in the graphic designers’ discourse and may explain their professional trajectories: formation oriented to creative profession since childhood; search for creative activity; influence of visual arts; knowledge of other cultures (travel, history); learning through exchanges with experienced colleagues; constantly expanding repertoire (cultural events, courses); and customer relationships.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/115284
Arquivos Descrição Formato
000956047.pdf (1.440Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.