Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCastro, Alexandre Kurtz dos Santos Sisson dept_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2015-04-15T01:58:24Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1413-7372pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115360pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi descrever aspectos da experiência acadêmica que podem estar associados à evasão em um curso de Psicologia. Além disto, objetivou-se observar se categorias elaboradas a partir da literatura que pudessem servir de base para a análise da experiência acadêmica em estudos qualitativos sobre evasão. Participaram seis ex-alunos, adultos jovens, que haviam cursado entre dois e cinco semestres. Foram realizadas entrevistas individuais, que posteriormente foram submetidas à análise de conteúdo. Como resultados pôde-se observar que estão associados à evasão tanto aspectos relacionados ao indivíduo (baixa motivação; dificuldades de relacionamento; baixo comportamento exploratório) quanto aspectos relacionados à instituição (relacionamento frio com professores; focalização do currículo em algumas áreas específicas; conflitos entre visões diferentes da Psicologia, levando a divergências internas). Salienta-se a necessidade de serem realizadas ações que ajudem a preparar o indivíduo para o ingresso na universidade, além de aconselhamento de carreira aos alunos que enfrentam dúvidas e dificuldades em sua trajetória acadêmica.pt
dc.description.abstractThe aim of this study was to describe aspects of the academic experience that may be associated with dropout at a psychology course. In addition, it aimed to analyze if literature-based categories could provide a basis for the analysis of academic experience in qualitative studies of dropout. Participants were six former students, young adults, who were enrolled between 2 and 5 semesters before attrition. Individual interviews were conducted and subsequently submitted to content analysis. Results showed that dropout was related to individual factors (low motivation, difficulty in relationships, low exploratory behavior) as well as institutional ones (cold relationship with faculty, curriculum focused on specific areas; conflicts between different views of psychology, leading to internal disagreements within course functioning). It is concluded that interventions have to be offered in order to help students who are planning to enroll higher education courses in order to make better decisions, as well as career counseling for those who face doubts and difficulties in their academic trajectories. Keywords: Dropout; Psychology; Higher education.en
dc.description.abstractEl objetivo de este estudio fue describir los aspectos de la experiencia académica que pueden estar asociados con el abandono de un curso de psicología. Además el objetivo de observar si las categorías extraídas de la literatura podrían servir de base para el análisis de la experiencia académica en estudios cualitativos sobre la evasión. Participaron seis exalumnos, adultos jóvenes, que fueron enrolados entre los 2 y 5 semestres. Las entrevistas individuales se realizaron posteriormente sometidos a análisis de contenido. Cómo podría observar resultados que la evasión está asociados con los aspectos relacionados a los individuos (baja motivación, dificultades en las relaciones, el comportamiento exploratorio bajo) en relación con la institución (relación fría con los maestros, el enfoque curricular en áreas específicas, los conflictos entre diferentes puntos de vista psicología, lo que lleva a desacuerdos internos). Hacemos hincapié en la necesidad de tomar medidas para ayudar a preparar al individuo para el ingreso a la universidad, y orientación profesional a los estudiantes que se enfrentan a las dudas y dificultades en sus trayectorias académicas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia em estudo. Vol. 18, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 199-209.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.titleA evasão em um curso de psicologia : uma análise qualitativapt_BR
dc.title.alternativeDrapout at a psychology course : a qualitative analysisen
dc.title.alternativeLa evasión en un curso de psicología : un análisis cualitativoes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000941077pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples