Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStrohaecker, Tania Marquespt_BR
dc.contributor.authorVerran, Pedro Godinhopt_BR
dc.date.accessioned2015-04-17T01:58:08Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115406pt_BR
dc.description.abstractO trabalho investigatório objetivou analisar o grau de acessibilidade aos equipamentos públicos de ensino básico através do uso de ferramentas de Geoprocessamento. A área de estudo selecionada foi a Bacia Hidrográfica do Arroio do Salso, na zona sul do município de Porto Alegre, caracterizada pela diversidade de paisagens, naturais e antrópicas, e por se constituir, atualmente, em um dos principais vetores de expansão urbana da capital do Rio Grande do Sul. A operacionalização da pesquisa foi baseada na produção de tabelas, gráficos e mapas temáticos, utilizando-se o software de SIG ArcGis 10.1. Também foram utilizados os dados do censo do IBGE (2010) e do censo escolar do INEP (2013). Nesta pesquisa foi utilizada uma técnica de desagregação espacial dos dados do Censo do IBGE, em escala cartográfica maior que a do setor censitário, com a finalidade de obter um melhor detalhamento na localização das áreas prioritárias para a implantação dos próximos equipamentos de ensino básico. Como conclusão, destaca-se que o bairro Restinga apresenta acessibilidade qualificada para todos os equipamentos comunitários analisados na área da Bacia do Arroio do Salso. Por outro lado, a área conjunta dos bairros Aberta dos Morros e Hípica apresentou consideráveis áreas habitadas muito distantes dos equipamentos de ensino infantil e médio mais próximos, sendo identificadas três áreas prioritárias para a implantação de equipamentos de ensino infantil e uma área para o ensino médio, nestes dois bairros.pt_BR
dc.description.abstractThe investigative work aimed to analyze the accessibility rate to public facilities of basic education through the use of Geoprocessing tools. The study area selected was the BaciaHidrográfica do Arroio do Salso, in the southern zone of Porto Alegre city, characterized by the diversity of landscapes, natural and anthropic, and for being, currently, in one of the major urban expansion vectors of the capital of Rio Grande do Sul. The research operationalization was based on the production of tables, graphics and thematic maps, using the GIS software Arc Gis 10.1. IBGE census data (2010) and the school census of INEP (2013) were also used. In this study it was used a spatial disaggregation technique of IBGE Census data, in a cartographic scale larger than the census sector, in order to get a better detailing in the location of priority areas for the implementation of the next basic education facility. In conclusion, it is emphasized that Restinga neighborhood has qualified accessibility to all educational facilities analyzed in the area of BaciaHidrográfica do Arroio do Salso. On the other hand, the joint area of Aberta dos Morros and Hípica neighborhoods presented very distant inhabited considerable areas from the closest primary and high education facilities, being identified three priority areas for implementation of primary education facilities and one area for high school facilities in these two neighborhoods.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeoprocessingen
dc.subjectGeoprocessamentopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectAccessbilityen
dc.subjectSocio-spacial analysisen
dc.subjectAnálise socioespacialpt_BR
dc.subjectSchool network planningen
dc.subjectSpacial disaggregationen
dc.titleAnálise da acessibilidade a equipamentos públicos de educação em áreas de expansão urbana utilizando técnicas de geoprocessamento : bacia hidrográfica do Arroio do Salso em Porto Alegre/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000963675pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples