Repositório Digital

A- A A+

Um despertar para a dança-teatro : o processo de identização no Wuppertal Tanztheater como experiência formativa

.

Um despertar para a dança-teatro : o processo de identização no Wuppertal Tanztheater como experiência formativa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um despertar para a dança-teatro : o processo de identização no Wuppertal Tanztheater como experiência formativa
Autor Cabral, Jeferson de Oliveira
Orientador Silva, Suzane Weber da
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Assunto Danca : Teatro
Identização
Wuppertal Tanztheater.
Resumo O mote do trabalho é compreender como o processo artístico do grupo alemão, de dança-teatro, Wuppertal Tanztheater, dirigido pela coreógrafa Pina Bausch, contribuiu para o processo de identização dos membros desse coletivo, criando, assim, uma experiência formativa na dança-teatro. Os estudos referentes a dança-teatro de Leonetta Bentivoglio (1994), Ciane Fernandes (2000) e Cláudia Galhós (2010) serão os aportes centrais para o entendimento desta vertente artística, assim como o conceito de identização cunhado por Alberto Melucci (2004), que compreende a identidade como um elemento em construção processual no indivíduo, assim como as noções de experiência de Larrosa (2011). Como metodologia serão utilizadas referências teóricas, vídeos, imagens e a interpretação de depoimentos dos membros do grupo e de Pina Bausch. Pode-se indicar através das análises que cada ator/bailarino tem grande importância no trabalho do Wuppertal. O período de ensaios é importante, pois os espetáculos são criados a partir de suas experiências pessoais, de sua vida cotidiana. De modo geral, os atores-bailarinos não representam personagens e sim a si mesmos. Dessa maneira, há a compreensão, através das entrevistas com o elenco, realizadas por outros pesquisadores, que suas identidades sofreram mudanças após a prática de trabalho com dança-teatro, possibilitando mais um processo de identização em suas vidas. Em paralelo à escrita, o estudo desenvolve um exercício coreográfico inspirado na poética de Pina Bausch, para com isso, visualizar a possível pedagogia artística presente no processo de criação da dança-teatro.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115426
Arquivos Descrição Formato
000952527.pdf (603.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.