Repositório Digital

A- A A+

Resíduos de serviços em saúde na formação técnica em enfermagem

.

Resíduos de serviços em saúde na formação técnica em enfermagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Resíduos de serviços em saúde na formação técnica em enfermagem
Autor Silva, Karina Souza da
Orientador Pautasso, Andrea Milán Vasques
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúde.
Assunto Educação ambiental
Ensino técnico
Plano de ensino
Resumo Atualmente as questões ambientais são problematizações enfrentadas por parte da população, por setores ligados à proteção ambiental, pesquisadores e alguns: educadores e profissionais de saúde. Uma das preocupações é a geração de resíduos de serviços em saúde (RSS), que devido a sua diversificação e periculosidade merecem atenção especial. Pois se gerenciados, segregados, tratados e dispensados de forma inadequada, poderão causar danos ao meio ambiente, à saúde coletiva e saúde do trabalhador de saúde. Pensando nestes fatores e por ser profissional de saúde preocupada com o meio ambiente, com a saúde da população e com a formação dos profissionais de saúde, surgem alguns questionamentos sobre: se estão sendo incluídos à Educação Ambiental e abordado o tema RSS e suas implicações na formação técnica em saúde, precisamente no curso técnico em enfermagem, objeto de meu estudo. O intuito em realizar este estudo tem como objetivos avaliar e analisar a matriz curricular, o plano de curso e de ensino do curso técnico em enfermagem de uma escola pública em Porto Alegre. Ao decorrer da pesquisa pude verificar a insuficiência da abordagem do conteúdo RSS na composição curricular, no plano de curso e de ensino do curso técnico em enfermagem, também não constam nestes, bibliografias referentes ao assunto. Portanto, sugiro reestruturação e atualização da matriz curricular, plano de curso, plano de ensino, e também quanto à ampliação do conteúdo RSS de forma interdisciplinar, abrangendo teoria e prática.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/115432
Arquivos Descrição Formato
000955402.pdf (561.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.