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dc.contributor.advisorPinheiro, Monalisa da Silvapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Elisa Pinto dept_BR
dc.date.accessioned2015-04-18T01:57:49Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115436pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal analisar dentro da literatura dos últimos seis anos, quais são as atribuições do docente na educação a distância. Problematizar as modalidades de ensino atribuídas aos professores na educação a distância. O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, foi realizado uma revisão sistemática de literatura cientifica na modalidade denominada de revisão integrativa. A escolha desse método foi por oportunizar um embasamento científico que permitisse por meio de pesquisas já realizadas, compreender o universo da docência na educação a distância, tendo como benefício, permitir a síntese de estudos publicados; possibilitar conclusões gerais a respeito de uma área de estudo; proporcionar uma compreensão mais completa do tema de interesse, produzindo assim, um saber fundamentado e uniforme sobre a docência na educação a distância. Esta pesquisa foi constituída por uma amostra de 08 artigos, publicados em português, sendo sete estudos do Brasil e um de Portugal, do ano de 2007 a 2013.O professor que era o centro do processo de aprendizagem, detentor do saber na escola convencional, não tem espaço na educação a distância. Hoje o professor é parte fundamental da educação a distância, ele deve ter domínio das tecnologias de informação e comunicação, bem como do ambiente virtual de aprendizagem da instituição a qual pertence, essa atualização deve ser constante. Mas só isso não é o suficiente, o professor precisa de atualização pedagógica também, usar as interfaces da pedagogia, precisa descobrir novas maneira se relacionar com o conhecimento e com seus alunos. Foi encontrado na literatura mais de um categoria de professor, desempenhando atividades diferentes na educação a distância. Distintos em três categorias diferentes como professor conteudista, professor responsável e professor tutor. Apenas um autor citou as atribuições do professor responsável. Cinco autores descreveram as competências do professor conteudista, cinco autores as atribuições do professor tutor.O professor na educação a distância deve ser o mediador do conhecimento, ele precisa organizar, desafiar, orientar, administrar, acompanhar e regular as situações de aprendizagem, estimulando a curiosidade, a participação, a investigação, o debate e a interação individual e coletiva, passando assim a construir o conhecimento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAtribuiçõespt_BR
dc.titleAtribuições do professor na educação a distânciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000955540pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúdept_BR


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