Repositório Digital

A- A A+

As crianças falam na educação infantil? O que elas dizem?

.

As crianças falam na educação infantil? O que elas dizem?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As crianças falam na educação infantil? O que elas dizem?
Autor Kuplich, Raquel Alles
Orientador Marcello, Fabiana de Amorim
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em Docência na Educação Infantil.
Assunto Criança
Educação infantil
Resumo O presente estudo visa dar a palavra às crianças, comprometendo-se a escutar e a respeitar suas falas, seus sentimentos, suas interpretações da realidade acolhendo a voz dos pequenos como um impulsionador às inquietações que perpassam a trajetória investigativa e, também, docente. O propósito de dedicar o olhar e a escuta investigativa a este universo justifica-se para além de uma escolha: surge como uma oportunidade para a re-construção de conceitos neste espaço/tempo, visto a relevância que ocupa a participação das crianças nos processos de pensar e fazer a escola de educação infantil. Tendo como escopo investigar e analisar como acontece a escuta ao que as crianças falam na escola de educação infantil, traçou-se questões investigativas centrais: quais são os contextos de escuta das crianças no cenário da escola de educação infantil? Que sentidos as crianças atribuem ao universo da educação infantil do qual fazem parte? E, ainda, a escuta das crianças pode impulsionar a re-organização das práticas pedagógicas na educação infantil? O referencial teórico utilizado para fundamentação das análises dos dados coletados baseia-se em William Corsaro, Manuel Jacinto Sarmento, Moysés Kuhlmann Jr., Mariano Narodwski, Susana Rangel Vieira da Cunha, Fernanda Müller, dentre outros. A partir dessa pesquisa percebeu-se que ao se reconhecer a criança como um ator social capaz de, em suas ações, manifestar seus desejos, necessidades e sentidos ampliam-se as possibilidades de re-construição do planejamento das ações que visam ouvir a voz destes sujeitos no contexto da educação infantil.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/115437
Arquivos Descrição Formato
000956111.pdf (370.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.