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Implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil : um estudo de caso sobre a caminhada da rede municipal de educação de Novo Hamburgo/RS (2009/2013)

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Implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil : um estudo de caso sobre a caminhada da rede municipal de educação de Novo Hamburgo/RS (2009/2013)

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Título Implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil : um estudo de caso sobre a caminhada da rede municipal de educação de Novo Hamburgo/RS (2009/2013)
Autor Rodrigues, Elisangela Martins
Orientador Flores, Maria Luiza Rodrigues
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em Docência na Educação Infantil.
Assunto Currículo
Educação infantil
Ensino público municipal
Resumo Este estudo investigou a trajetória da Educação Infantil (EI) na Rede Municipal de Novo Hamburgo/RS, no período de 2009 a 2013, no que se refere aos processos de sua adequação às orientações curriculares estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - Resolução CEB/CNE 05/09. A escolha deste tema se justifica pelo fato de que, a partir da aprovação das atuais DCNEI, a educação das crianças até 6 anos de idade vem sofrendo diversas transformações, e as Redes Educacionais devem realizar movimentos de adequação dos seus documentos legais e de suas práticas educacionais. No trabalho, há a presença da professora desta Rede desde 2010 que vem acompanhando os processos e vivenciando esses movimentos transformadores na oferta da EI neste Município. As questões que nortearam o estudo foram: (1) Quais movimentos o Município de Novo Hamburgo/RS realizou no período de 2009/2013 no sentido de implementar em sua Rede de EI, as atuais DCNEI? (2) As concepções de currículo para a Educação Infantil presentes nos documentos normativos e orientadores da RME/NH encontram-se em consonância com os documentos normativos e orientadores curriculares nacionais? Esta pesquisa buscou identificar as concepções de currículo para a Educação Infantil, bem como, as relações/consonâncias presentes nos documentos mandatórios e orientadores de âmbito nacional e municipal e a sistematização da trajetória das políticas públicas realizadas neste município, visando à implementação das orientações curriculares nacionais no período analisado. Optou-se pelo desenvolvimento de um estudo de caso (YIM, 2005). A coleta de dados constituiu-se a partir de do levantamento bibliográfico e documental em nível nacional e local, da entrevista realizada com a pessoa que exerceu cargo de gerência da EI no período 2009/2013 e questionário aplicado de forma escrita, à atual gerente da área, sobre a sistematização das ações do Programa de Formação Continuada ofertado aos profissionais da educação daquele Município. Como principais referências legais e teóricas, utilizaram-se os próprios documentos legais e orientadores de âmbito nacional e municipal, as contribuições de Faria e Salles (2010), Barbosa e Horn (2008), Campos e Rosemberg (2009), Nunes, Didonet e Corsino (2011), trazendo reflexões e conceitos do campo em discussão. Estes autores reafirmam as referências conceituais expressas nos documentos nacionais, enfatizando que o currículo para a EI constitui-se nas práticas cotidianas junto às crianças através das interações e brincadeiras. Para a análise dos dados, foram organizados quadros com referências conceituais comuns presentes nas fontes relacionadas às concepções de EI, currículo, criança(s) e infância(s), as quais revelaram que os documentos municipais se encontram em consonância com os documentos nacionais e expressaram ainda as referências conceituais dos sujeitos, bem como a trajetória da Rede, a qual apresenta uma expressiva caminhada no sentido de implementação das atuais DCNEI no período analisado. O Programa de Formação Continuada da SMED/NH foi o principal instrumento, responsável pela divulgação, estudo e reflexão da EI, com base nos princípios e concepções expressas nas atuais DCNEI/2009.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/115439
Arquivos Descrição Formato
000956116.pdf (734.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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