Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2014Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este estudo teve por objetivo discutir o que envolve a organização das formações continuadas das professoras da Educação Infantil da RMENH (Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo), o que pensam essas profissionais sobre o tema; quais são suas demandas e o papel da coordenação na efetivação deste processo. A temática dessa pesquisa tem uma relação bastante estreita com a minha trajetória enquanto profissional. O desejo de realizar uma pesquisa sob o tema ”Olhares e escutas sensíveis nos pro ...
Este estudo teve por objetivo discutir o que envolve a organização das formações continuadas das professoras da Educação Infantil da RMENH (Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo), o que pensam essas profissionais sobre o tema; quais são suas demandas e o papel da coordenação na efetivação deste processo. A temática dessa pesquisa tem uma relação bastante estreita com a minha trajetória enquanto profissional. O desejo de realizar uma pesquisa sob o tema ”Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da Educação Infantil”, está imbricada com minhas vivências na vida acadêmica e profissional, com as dúvidas que permeiam meu fazer pedagógico e certamente como parte da equipe profissional de redes distintas, assim como no exercício da minha profissionalidade como parte da Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS. O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões a respeito da formação continuada e suas contribuições na qualificação das práticas pedagógicas do corpo docente da Educação Infantil nas faixas etárias de 0 a 5 anos da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo/RS (RMENH). Para isso foram realizados estudos teóricos que discutem a importância da atualização profissional no cotidiano escolar e a forma de atuação destes nos processos formativos. Estes estudos focaram na concepção da educação para a formação humana, crítica, principalmente no que se refere à educação infantil, indiciando algumas proposições de ressignificação do trabalho formativo desenvolvido com os docentes, refletindo intencionalmente nas práticas com crianças. Esta pesquisa ancora-se em autores como Imbérnon, Freire, Vasconcelos, Formosinho, e também em documentos educacionais, cujos temas se relacionam com a Educação Infantil. Instrumentos utilizados para coleta de dados foram: os questionários, pesquisa da demanda dos profissionais e análise dos projetos de formação oferecidos pela RMENH aos profissionais da Educação Infantil e atuação da coordenação pedagógica neste processo. Participaram da pesquisa 20(vinte) professoras, de duas instituições distintas, a gerente da Educação Infantil, a coordenadora pedagógica da Psicomotricidade e coordenadora da Formação Continuada da RMENH. Os resultados sinalizam que o projeto de formação continuada proposto pelo município mostrou crescimento nos últimos 2 (dois) anos e evidenciam práticas que valorizam os saberes trazidos pelos professores. Denotam ainda que os mesmos são avaliados, contribuindo para a qualificação dos mesmos. A formação continuada é algo que precisa ser constantemente discutido entre professores, coordenadores e gestores em relação a suas demandas, expectativas, desenvolvimento e avaliação. Evidencia-se a importância da mesma na qualificação das práticas pedagógicas e do atendimento as crianças pequenas. É um desafio constante (re) pensá-la, projetá-la, visto que envolve profissionais diferenciados, necessidades e realidades distintas. Neste movimento que a RMENH realiza para a efetivação da formação, evidenciam-se avanços, contribuindo assim para a qualificação da prática docente, a formação humana e o desenvolvimento da criança como “sujeito histórico e de direitos”. Observa-se, todavia, que é um desafio constante planejar a formação continuada, levando em consideração todos os sujeitos envolvidos em seu processo, bem como atender as diferentes especificidades do trabalho com crianças pequenas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em Docência na Educação Infantil.
Coleções
-
Ciências Humanas (1948)
Este item está licenciado na Creative Commons License