Repositório Digital

A- A A+

Função sociopolítica e pedagógica da educação infantil

.

Função sociopolítica e pedagógica da educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Função sociopolítica e pedagógica da educação infantil
Autor Koehler, Leda Beatriz
Orientador Flores, Maria Luiza Rodrigues
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em Docência na Educação Infantil.
Assunto Comunidade
Educação infantil
Escola
Resumo Este estudo sobre a Função Sociopolítica e Pedagógica da Educação Infantil foi realizado como trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFRGS/MEC, numa EMEI da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo/RS, objetivou saber como esta Escola tem efetivado, no seu cotidiano, as Funções determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, considerando o caráter mandatório. Baseado na Metodologia Qualitativa em Educação, através do Estudo de Caso, junto a três segmentos da comunidade escolar com entrevistas, buscaram-se os indícios da realização destas Funções. Os líderes comunitários colaboraram com a história da EMEI e possíveis repercussões produzidas nesta comunidade. As famílias ouvidas apontaram sobre o direito constitucional de ter atendimento reconhecido para os filhos, colaborando assim na formação das crianças, bem como assinalaram sobre as aprendizagens vividas e no direito da criança em ter Escola de Educação Infantil qualificada. Constatou-se que há crianças na Comunidade que ainda não tiveram o seu direito reconhecido pela falta de oferta de vagas. Os professores apontam o Projeto Pedagógico da Escola como um Projeto da Comunidade. Autores, como Campos, Horn, Barbosa, Flores, Oliveira, Melhuish, entre outros, fundamentaram este estudo contribuindo no entendimento das legislações, como Constituição Federal/88, Parecer 20/2009 (CEB/CNE) e Resolução 5/2009 (CEB/CNE). Comprovou-se que os espaços físicos da Escola foram pensados e construídos para o atendimento de todas as crianças, desde os bebês até crianças de 4 anos e 5 anos. Os espaços possibilitam interações com o meio e com a Comunidade do Bairro, possibilitando ações pedagógicas de Educação e Cuidado. Evidenciaram-se investimentos em livros e acesso a bens culturais, como teatro, feiras, sítios.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/115444
Arquivos Descrição Formato
000956179.pdf (1.302Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.