Repositório Digital

A- A A+

A elaboração da proposta pedagógica de uma escola municipal de educação infantil para crianças de 0 a 3 anos : a ação da coordenação pedagógica juntamente com a comunidade escolar

.

A elaboração da proposta pedagógica de uma escola municipal de educação infantil para crianças de 0 a 3 anos : a ação da coordenação pedagógica juntamente com a comunidade escolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A elaboração da proposta pedagógica de uma escola municipal de educação infantil para crianças de 0 a 3 anos : a ação da coordenação pedagógica juntamente com a comunidade escolar
Autor Rodrigues, Luciana Pereira
Orientador Albuquerque, Simone Santos de
Co-orientador Barbosa, Maria Carmen Silveira
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em Docência na Educação Infantil.
Assunto Comunidade escolar
Educação infantil
Resumo Este estudo buscou investigar a ação da coordenação pedagógica municipal, juntamente com a comunidade escolar na elaboração da Proposta Pedagógica de uma Escola Municipal de Educação Infantil- Proinfância. A pesquisa de abordagem qualitativa caracterizou-se como sendo pesquisa-ação, embasada nos teóricos Barbier, Ghedin e Franco. Foi desenvolvido no coletivo da escola, utilizando como recursos metodológicos o diário de bordo da pesquisadora, o diário coletivo do grupo e entrevistas realizadas com uma pessoa de cada setor da escola. As análises dos dados consideraram três categorias: atendimento de crianças de zero a três anos de idade, o processo da elaboração da proposta pedagógica e o papel da coordenação pedagógica neste processo, considerando os estudos teóricos realizados a partir de autores como, Barbosa, Salles e Faria, Vasconcellos, Alarcão, entre outros. Constatando-se que a coordenação pedagógica teve um papel fundamental de mobilizar e incentivar a equipe da escola para a construção da proposta pedagógica acontecer no coletivo, envolvendo todos os segmentos, tendo como alicerce de todo o processo os momentos de estudo e formação na própria escola. Nesses momentos também foram incluídos e considerados os materiais e discussões propostas nos encontros de assessoramento e acompanhamento pedagógico formativo realizado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculados a uma das ações do Programa Proinfância/MEC. A pesquisa pretendeu contribuir com os estudos na área, vislumbrando possibilidades na atuação da coordenação pedagógica, bem como, apontando caminhos para a construção da Proposta Pedagógica para as Escolas de Educação Infantil.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/115445
Arquivos Descrição Formato
000956180.pdf (696.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.