Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Monalisa da Silvapt_BR
dc.contributor.authorKurtz, Diego Monroept_BR
dc.date.accessioned2015-04-18T01:57:58Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115452pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa com abordagem qualitativa caracterizada como estudo de caso, desenvolvida com o método autobiográfico, na forma de narrativa autobiográfica, apresenta um percurso criativo de construção de trajetória docente. A pesquisa foi realizada com o objetivo de compartilhar de que forma me utilizo do arranjamento de coisas que sou para (re)significar isso na prática da educação em saúde, a fim de provocar noutros educadores o desejo de se reinventarem a partir do que são, a perceberem a possibilidade da invenção de si e da construção da vida como uma obra de arte, como promotoras de utopia e autonomia docente. Os caminhos desta narrativa têm como contexto fundamental o papel do componente estético artístico na minha prática profissional e de que forma saberes e fazeres que me constituem foram gradativamente incluídos nos meus rituais de saúde e docência. Para operacionalização da pesquisa foi utilizada a narrativa autobiográfica a partir de três cenários, três lugares que juntos formam os principais territórios das minhas reflexões somados a conexões com leituras e anotações de oficinas que ministrei e assisti; de vídeos e espetáculos que vi; de poemas que li e escrevi, de pacientes que atendi; de conversas que tive com outros profissionais da educação e da saúde em espaços não-formais; e de outras atividades que participei como ouvinte, muitas diretamente relacionadas a esta narrativa e outras nem tanto. Os resultados do estudo estão apresentados em textos, enquanto dimensões, construídos a partir da narrativa autobiográfica em diálogo com referencial teórico. Acredito que a partir da reflexividade sobre nossas próprias práticas podemos retratar o desenvolvimento de uma prática singular e enxergar os saberes de experiência que se formam a partir das conexões cotidianas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.titleDo boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000955568pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúdept_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples