Repositório Digital

A- A A+

As metodologias utilizadas atualmente para o ensino da Enfermagem

.

As metodologias utilizadas atualmente para o ensino da Enfermagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As metodologias utilizadas atualmente para o ensino da Enfermagem
Autor Linhares, Vânia Luisa Felix
Orientador Pinheiro, Monalisa da Silva
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúde.
Assunto Enfermagem
Metodologia do ensino
Revisão de literatura
Resumo Ensinar uma profissão está muito além de transmitir conhecimento científico acerca de determinada área. Na enfermagem, o ensino abrange uma relação ainda mais ampla, que deve possibilitar ao dicente compreender a condição humana e seu contexto, e ainda, favorecer o desenvolvimento de sua capacidade reflexiva e de promover a interdisciplinaridade e pensamento crítico. Este estudo teve como objetivo caracterizar as metodologias de ensino atualmente utilizadas nos cursos de formação em enfermagem através de revisão de literatura. A amostra foi composta por oito artigos indexados na base de dados LILACS, no período de 2009 a 2013. Foram evidenciadas duas correntes metodológicas distintas, são elas: Tradicional e Inovadoras. O estudo mostrou predominância das metodologias inovadoras em detrimento às tradicionais, o que demonstra que ocorre atualmente no Brasil um movimento de mudança no modo de ensinar enfermagem, as instituições de ensino estão buscando cumprir as determinações das Leis de Diretrizes e Bases da Educação e também ao que refere as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem. A utilização das metodologias Inovadoras no ensino da enfermagem supõe o aprendizado significativo, coloca o aluno como protagonista na construção de seu conhecimento; contrapondo a metodologia Tradicional que se baseia em transmissão de conhecimento e considera o aluno como vazio de conhecimento e o professor repleto. O estudo evidenciou também o grande envolvimento dos docentes enfermeiros em qualificar o ensino através da pesquisa, pois em todos os artigos pesquisados havia pelo menos um enfermeiro entre os autores. Fica evidente, também, pelo número sucinto de publicações sobre o tema, a necessidade de maior aprofundamento e realização de mais pesquisas nessa área.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/115464
Arquivos Descrição Formato
000953916.pdf (224.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.