Repositório Digital

A- A A+

Fatores associados à não adaptação do bebê na creche : da gestação ao ingresso na instituição

.

Fatores associados à não adaptação do bebê na creche : da gestação ao ingresso na instituição

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Fatores associados à não adaptação do bebê na creche : da gestação ao ingresso na instituição
Outro título Factors associated with the not adjusting of babies to daycare : from pregnancy to daycare entrance
Autor Martins, Gabriela Dal Forno
Becker, Scheila Machado da Silveira
Leão, Lívia Caetano da Silva
Lopes, Rita de Cassia Sobreira
Piccinini, Cesar Augusto
Resumo Buscou-se identificar fatores associados à não adaptação do bebê na creche, tais como, temperamento do bebê, relações pais-bebê e crenças e práticas ligadas aos cuidados alternativos. Participaram quatro famílias, cujos bebês entraram na creche entre 10 e 12 meses de idade e foram retirados por não adaptação segundo avaliação dos pais. Realizou-se entrevistas na gestação, 3, 8 e 12 meses do bebê. Análise de conteúdo qualitativa revelou que os fatores mais relevantes na compreensão da não adaptação relacionaram-se à dinâmica da interação pais-bebê, a saber: sentimentos ligados à separação e forma com que os pais vivenciaram o ingresso na creche. Os resultados sugerem a importância de ações que promovam acolhimento à situação de separação pais-bebê na transição para a creche.
Abstract We aimed to identify factors associated with the not adjusting of babies to daycare, such as, baby’s temperament, parents-baby relationship and beliefs and practices about alternative care. Participants were four families whose babies entered into daycare between 10 and 12 months of age and were removed by not adjusting as evaluated by their parents. Interviews were applied during pregnancy, and when the baby was three, eight and twelve months old. Qualitative content analysis indicated that the most relevant factors to understand the not adjustment were related to dynamics of parents-baby interaction, like: feelings related to separation and the way that parents experienced daycare center entrance. The results highlight the importance of promoting the acceptance of parents-baby separation in transition to daycare.
Contido em Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 30, n. 3 (jul./set. 2014), p. 241-250.
Assunto Adaptação
Bebê
Creche
Relações pais-criança
[en] Adjustment of babies to daycare
[en] Case study
[en] Parents-baby separation
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/115538
Arquivos Descrição Formato
000940359.pdf (331.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.