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Primeira sonata-fantasia, Désespérance, para o violino e piano de Heitor Villa-Lobos : estratégias de estudo para o violinista

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Primeira sonata-fantasia, Désespérance, para o violino e piano de Heitor Villa-Lobos : estratégias de estudo para o violinista

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Título Primeira sonata-fantasia, Désespérance, para o violino e piano de Heitor Villa-Lobos : estratégias de estudo para o violinista
Autor Jaramillo García, Paola Andrea
Orientador Gerling, Fredi Vieira
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Piano
Praticas interpretativas : Musica
Sonata
Villa-Lobos, Heitor 1887-1959
Violino
[en] Effective practice
[en] Study strategies
[en] Villa-Lobos‟s Sonata Désespérance
Resumo A presente pesquisa tem como objetivo investigar estratégias de estudo para a parte de violino da Primeira Sonata-Fantasia, Désespérance, para violino e piano de Heitor Villa- Lobos. A prática é o caminho que o instrumentista usa para desenvolver habilidades como ritmo e afinação, articulação e demais demandas expressivas da obra. O foco da prática instrumental está no uso de estratégias adequadas para vencer aspectos técnicos de determinados repertórios. Este trabalho expõe estratégias de estudo baseadas nas propostas dos professores de violino Robert Gerle e Simon Fischer nos livros: The Art of Practising The Violin e The Art of Bowing Practice, do primeiro, e nos livros Basics e Practice do último. As estratégias apresentadas são exercícios específicos, utilizados pela autora, para o desenvolvimento dos aspectos técnicos contidos na Sonata-Fantasia tais como arpejos e escalas com andamentos rápidos, cordas duplas, acordes de três ou quatro notas e trechos de harmônicos artificiais.
Abstract This research investigates violin practice strategies applicable to Heitor Villa-Lobos‟s Sonata-Fantasy No. 1, Désespérance, for Violin and Piano. Instrumentalists develop the abilities needed to execute various instrumental techniques, through specific practice methods. Thus, the focus of instrumental practice is the use of appropriate strategies to overcome technical difficulties within the studied repertoire. Departing from the extensive pedagogical works of violinists Robert Gerle and Simon Fischer, this article presents the violin practice strategies applied by the author to develop the technical abilities required to perform the Sonata-Fantasia, such as: arpeggios, scales in fast tempo, double-stops, chords of three and four notes and artificial harmonics.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/115559
Arquivos Descrição Formato
000964515.pdf (2.935Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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