Repositório Digital

A- A A+

Vestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular

.

Vestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Vestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular
Autor Prates, Abel dos Santos
Orientador Simões, Luciene Juliano
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Alemão: Licenciatura.
Assunto Curso pré-vestibular
Educação libertadora
Educação popular
Redação
[en] Banking education
[en] Popular college preparatory course
[en] Popular education
[en] Problem-posing education
[en] Writing classes
Resumo Este trabalho se propõe a analisar as aulas de Redação de um curso pré-vestibular popular, buscando entender quais espaços são dedicados ao objetivo de formação cidadã dos alunos e quais espaços são dedicados ao objetivo de preparação para o vestibular, metas presentes em grande parte dessas iniciativas. Sendo assim, escolhemos os princípios de pesquisa interpretativa (ERICKSON, 1990) para realizarmos nossa investigação, o que resultou em seis semanas de observação participante. Durante tais observações, tomamos notas dos momentos que se relacionaram com nosso foco de estudo, que depois foram convertidas em diários de campo, para, junto com um questionário respondido pelos alunos, constituírem nosso corpus de pesquisa. Com base nos conceitos de educação bancária e educação libertadora (FREIRE, 1978), analisamos os dados gerados e chegamos a seguinte interpretação: os debates realizados em sala de aula e as práticas de escrita são momentos que visam à formação cidadã dos alunos, já o ensino de macetes se constitui como principal espaço de preparação para os vestibulares. Além disso, constatamos que a preparação para os vestibulares perpassa todos os momentos de sala de aula, revelando na prática docente uma busca por aliar o duplo propósito educacional que o meio enseja.
Abstract This study aims to analyze the Writing classes of a popular college preparatory course, trying to understand which spaces are dedicated to the goal of citizenship education and which spaces are dedicated to the goal of preparing for university entrance exams, purposes present in the field. Therefore, we chose the principles of interpretive research (ERICKSON, 1990) to accomplish our investigation, which resulted in six weeks of participant observation. During these observations, notes of the moments related with our focus of study were taken, which were further converted into field diaries and, with a questionnaire answered by the students, constituted our research corpus. Based on the concepts of banking education and problem-posing education (FREIRE, 1978), we analyzed the data collected and achieved the following interpretation: the discussions in class and the writing practices are aimed to be citizenship education moments, while the teaching of tricks and tips constitutes the main preparation moment for the university entrance exams. In addition, we found that the preparation for the university entrance exams permeates every moment of the classes, revealing in the teaching practice a search by combining the dual educational purpose that the field demands.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115641
Arquivos Descrição Formato
000955458.pdf (3.255Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.