Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSimões, Luciene Julianopt_BR
dc.contributor.authorPrates, Abel dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2015-04-29T01:59:58Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115641pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a analisar as aulas de Redação de um curso pré-vestibular popular, buscando entender quais espaços são dedicados ao objetivo de formação cidadã dos alunos e quais espaços são dedicados ao objetivo de preparação para o vestibular, metas presentes em grande parte dessas iniciativas. Sendo assim, escolhemos os princípios de pesquisa interpretativa (ERICKSON, 1990) para realizarmos nossa investigação, o que resultou em seis semanas de observação participante. Durante tais observações, tomamos notas dos momentos que se relacionaram com nosso foco de estudo, que depois foram convertidas em diários de campo, para, junto com um questionário respondido pelos alunos, constituírem nosso corpus de pesquisa. Com base nos conceitos de educação bancária e educação libertadora (FREIRE, 1978), analisamos os dados gerados e chegamos a seguinte interpretação: os debates realizados em sala de aula e as práticas de escrita são momentos que visam à formação cidadã dos alunos, já o ensino de macetes se constitui como principal espaço de preparação para os vestibulares. Além disso, constatamos que a preparação para os vestibulares perpassa todos os momentos de sala de aula, revelando na prática docente uma busca por aliar o duplo propósito educacional que o meio enseja.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze the Writing classes of a popular college preparatory course, trying to understand which spaces are dedicated to the goal of citizenship education and which spaces are dedicated to the goal of preparing for university entrance exams, purposes present in the field. Therefore, we chose the principles of interpretive research (ERICKSON, 1990) to accomplish our investigation, which resulted in six weeks of participant observation. During these observations, notes of the moments related with our focus of study were taken, which were further converted into field diaries and, with a questionnaire answered by the students, constituted our research corpus. Based on the concepts of banking education and problem-posing education (FREIRE, 1978), we analyzed the data collected and achieved the following interpretation: the discussions in class and the writing practices are aimed to be citizenship education moments, while the teaching of tricks and tips constitutes the main preparation moment for the university entrance exams. In addition, we found that the preparation for the university entrance exams permeates every moment of the classes, revealing in the teaching practice a search by combining the dual educational purpose that the field demands.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectPopular college preparatory courseen
dc.subjectWriting classesen
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectPopular educationen
dc.subjectCurso pré-vestibularpt_BR
dc.subjectBanking educationen
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.subjectProblem-posing educationen
dc.titleVestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popularpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000955458pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Alemão: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples