Repositório Digital

A- A A+

Interpretação textual na sala de aula : uma proposta sociointeracionista de trabalho com textos

.

Interpretação textual na sala de aula : uma proposta sociointeracionista de trabalho com textos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Interpretação textual na sala de aula : uma proposta sociointeracionista de trabalho com textos
Autor Silva, Luciane Barros da
Orientador Sturm, Ingrid Nancy
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Ensino
Interpretacao textual
Leitura
Sala de aula
Teoria sociointeracionista
Resumo Nas aulas de LP ainda predominam atividades voltadas ao ensino de classes gramaticais através de frases isoladas, e o professor que tenta mudar essa prática encontra muitas dificuldades. Logo, os alunos apresentam dificuldades com relação à leitura e escrita, eles não conseguem compreender o lido e produzir textos satisfatórios. O livro didático de língua portuguesa (LDLP), material pedagógico de apoio, disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) a professores da rede pública de ensino, que deveria auxiliar o trabalho do professor, não cumpre seu papel, pois, apresenta atividades de leitura e interpretação textual que pouco ajudam os alunos a refletirem sobre o texto lido. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é propor atividades de leitura e interpretação textual à luz da teoria sociointeracionista. Sendo assim, apresento uma reflexão de como a teoria sociointeracionista aplicada ao ensino de LP pode ajudar na melhoria da qualidade deste, em relação à leitura e à interpretação textual. Também analiso alguns exemplos de trabalho com leitura e interpretação em livros didáticos de língua portuguesa (LDLP). E proponho algumas possibilidades de trabalho com textos a partir da teoria sociointeracionista. A partir dos dados analisados foi possível concluir que atividades de leitura e interpretação textual podem ser mais eficazes, se desenvolvidas em conformidade com a abordagem defendida pela teoria sociointeracionista.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115663
Arquivos Descrição Formato
000963636.pdf (1.772Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.