Repositório Digital

A- A A+

O atendimento educacional especializado no ensino médio : estudo de caso de uma escola estadual de porto alegre

.

O atendimento educacional especializado no ensino médio : estudo de caso de uma escola estadual de porto alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O atendimento educacional especializado no ensino médio : estudo de caso de uma escola estadual de porto alegre
Autor Cordeiro, Maíra Barbosa
Orientador Brabo, Gabriela Maria Barbosa
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Ensino médio
Inclusão escolar
Necessidades educacionais especiais
Porto Alegre (RS)
[es] Aula de recursos
[es] Educación especial
[es] Enseñanza secundaria
[es] Inclusión educativa
Resumo A presente pesquisa aqui descrita teve por objetivo compreender como é realizado o apoio da Educação Especial aos alunos com deficiência no Ensino Médio, por meio do Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais. Indo mais além, procurou investigar como se dá a inclusão desses alunos a partir desse apoio. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de base sóciohistórica, cujo procedimento metodológico escolhido foi o estudo de caso. Sua unidade de estudo foi a Sala de Recursos Multifuncionais, que se configura no serviço de apoio por excelência do Atendimento Educacional Especializado para estudantes sujeitos da Educação Especial, ou seja, com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação, de acordo com as políticas públicas atuais. O contexto da pesquisa foi uma escola estadual localizada no município de Porto Alegre que possui uma Sala de Recursos e atende alunos do Ensino Médio. Os sujeitos do estudo foram as duas professoras que atuam nessa sala. Como instrumentos de coleta de dados, elegi a entrevista semiestruturada e o diário de campo. Para análise dessas informações, utilizei três eixos, a saber: (a) Relação da Sala de Recursos com a escola; (b) O aprendizado da autonomia pelo aluno de inclusão; e (c) Tipos de atendimento oferecidos pela Sala de Recursos. Para direcionar minha ação investigativa e fundamentar minha análise, utilizei como abordagem teórica o referencial histórico-cultural com base na obra de Lev Semionovich Vigotski. Ao tratar da interação social, da zona de desenvolvimento proximal (ZDP), da mediação simbólica e das consequências sociais da deficiência, esse referencial traz importantes contribuições para a pesquisa. Com a análise, tornaram-se elucidadas algumas características próprias do Atendimento Educacional Especializado voltado para os alunos que frequentam o Ensino Médio. Da mesma forma, ficou bastante clara a importância do estabelecimento de uma relação saudável entre a escola como um todo e a Sala de Recursos, bem como isso influencia diretamente na construção da autonomia do aluno com deficiência no Ensino Médio e na sua efetiva inclusão escolar.
Resumen La presente investigación acá descrita tuvo por objetivo comprender como es realizado el apoyo de Educación Especial a los alumnos com discapacidad en la enseãnza secundaria, atraves del Tratamiento Educacional Especializado en el Aula de Recursos Multifuncionales. Más allá, buscó investigar como ocurre la inclusión de estos alumnos a partir de este apoyo. Esta es una pesquisa con abordage qualitativa, de base sociohistórica, cuyo procedimiento metodológico escogido fue el estudio de caso. Su unidad de estudio fue la Aula de Recursos Multifuncionales, que se presenta en el servicio de apoyo por excelencia del Tratamiento Educacional Especializado para estudiantes sujetos de la Educación Especial, o sea, com discapacidad, transtorno globalizado de desarrollo (TGD) y altas capacidades intelectuales/superdotación, de acuerdo com las políticas públicas brasileñas actuales. El contexto de la investigación fue una escuela estadual localizada en la ciudad de Porto Alegre que tiene una Aula de Recursos y trata alumnos de enseñanza secundaria. Los sujetos de estudio fueran dos profesoras que actúan en esta aula. Como instrumento de coleta de dados, eligi la entrevista semiestruturada y el diatrio de campo. Para análisis de estas informaciones, utilizé tres ejes, a saber: (a) Relación de la Aula de Recursos com la escuela; (b) El aprendizado de la autonomía por el alumno de inclusión; y (c) Tipo de tratamiento ofrecidos por el Aula de Recursos. Para dar dirección a mi acción investigativa y fundamento a mi análisis, utilizé como abordage teórica el referencial histórico-cultural con base em la obra de Lev Semionovich Vigotski. Al tratar de la interacción social, de la zona de desarrollo próximo (ZDP), de la mediación simbólica y de las consecuencias sociales, esto referencial trae importantes contribuciones para la investigación. Con el análisis, quedaranse claras algunas características próprias del Tratamiento Educacional Especializado dirigido a los alumnos que frecuentan la Enseñanza Secundaria. De la misma manera, se quedó bastante clara la importância del establecimiento de una relación saludable entre la escuela com un todo y el Aula de Recursos, bién como eso influencia directamente en la construcción de la autonomía del aluno com discapacidad em la Enseñanza Secundaria y en su efectiva inclusión educativa.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115664
Arquivos Descrição Formato
000963796.pdf (328.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.