Repositório Digital

A- A A+

Elaboração de tarefa didática e grade de avaliação para leitura e escrita de artigo de opinião

.

Elaboração de tarefa didática e grade de avaliação para leitura e escrita de artigo de opinião

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Elaboração de tarefa didática e grade de avaliação para leitura e escrita de artigo de opinião
Autor Pasin, Natália Oliveira
Orientador Schoffen, Juliana Roquele
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Artigo de opinião
Avaliação
Leitura e produção textual
Língua portuguesa
Material didático
[it] Elaborazione di attività di lettura e produzione di testo
[it] Genere articolo di opinione
[it] Griglia di valutazione
Resumo Este trabalho descreve o processo de elaboração de uma tarefa pedagógica para a disciplina de Leitura e Produção Textual do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o desenvolvimento de uma grade de avaliação a partir dos textos produzidos em resposta à tarefa elaborada. Acreditando que a construção da proficiência escrita pode acontecer a partir da tarefa utilizada e dos subsídios que ela dá para que o aluno possa aprender a escrever de forma proficiente, contamos aqui como foi nosso trabalho de desenvolvimento de uma tarefa de leitura e produção textual para o gênero artigo de opinião. Percebendo também, no processo de construção da proficiência textual, a importância dos métodos de avaliação, apresentamos aqui também os nossos objetivos para o desenvolvimento da grade de avaliação para o gênero em questão e os procedimentos utilizados em sua elaboração. Neste trabalho, mostramos o percurso teórico considerado no processo de elaboração da tarefa de leitura e produção escrita e no desenvolvimento da grade de avaliação e explicitamos o porquê de termos optado por trabalhar dessa forma.
Riassunto Questa tesi di laurea descrive il processo di elaborazione di un’unità didattica per la disciplina Leitura e Produção Textual del corso di Lettere della Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e la creazione di una griglia di valutazione fatta a seconda dei testi prodotti come risposta all’attività elaborata. Ritenendo che la costruzione della competenza scritta può dipendere dall’unità didattica utilizzata e dai sussidi che essa dà perché lo studente possa imparare a scrivere in modo efficace, raccontiamo qui come fu il nostro lavoro di creazione di un’unità didattica di lettura e produzione di testo nel genere articolo di opinione. Comprendendo l’importanza dei metodi valutativi nel processo di costruzione della competenza testuale, presentiamo qui i nostri obiettivi per l’elaborazione della griglia di valutazione per il genere in questione e le procedure usate nel suo svolgimento. In questo lavoro, mostriamo il percorso teorico considerato durante il processo di elaborazione dell’unità didattica di lettura e produzione scritta e nello sviluppo della griglia di valutazione ed esplicitiamo i motivi di aver scelto questo metodo lavorativo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115667
Arquivos Descrição Formato
000963837.pdf (1.405Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.