Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchoffen, Juliana Roquelept_BR
dc.contributor.authorPasin, Natália Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2015-04-29T02:00:08Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115667pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho descreve o processo de elaboração de uma tarefa pedagógica para a disciplina de Leitura e Produção Textual do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o desenvolvimento de uma grade de avaliação a partir dos textos produzidos em resposta à tarefa elaborada. Acreditando que a construção da proficiência escrita pode acontecer a partir da tarefa utilizada e dos subsídios que ela dá para que o aluno possa aprender a escrever de forma proficiente, contamos aqui como foi nosso trabalho de desenvolvimento de uma tarefa de leitura e produção textual para o gênero artigo de opinião. Percebendo também, no processo de construção da proficiência textual, a importância dos métodos de avaliação, apresentamos aqui também os nossos objetivos para o desenvolvimento da grade de avaliação para o gênero em questão e os procedimentos utilizados em sua elaboração. Neste trabalho, mostramos o percurso teórico considerado no processo de elaboração da tarefa de leitura e produção escrita e no desenvolvimento da grade de avaliação e explicitamos o porquê de termos optado por trabalhar dessa forma.pt_BR
dc.description.abstractQuesta tesi di laurea descrive il processo di elaborazione di un’unità didattica per la disciplina Leitura e Produção Textual del corso di Lettere della Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e la creazione di una griglia di valutazione fatta a seconda dei testi prodotti come risposta all’attività elaborata. Ritenendo che la costruzione della competenza scritta può dipendere dall’unità didattica utilizzata e dai sussidi che essa dà perché lo studente possa imparare a scrivere in modo efficace, raccontiamo qui come fu il nostro lavoro di creazione di un’unità didattica di lettura e produzione di testo nel genere articolo di opinione. Comprendendo l’importanza dei metodi valutativi nel processo di costruzione della competenza testuale, presentiamo qui i nostri obiettivi per l’elaborazione della griglia di valutazione per il genere in questione e le procedure usate nel suo svolgimento. In questo lavoro, mostriamo il percorso teorico considerato durante il processo di elaborazione dell’unità didattica di lettura e produzione scritta e nello sviluppo della griglia di valutazione ed esplicitiamo i motivi di aver scelto questo metodo lavorativo.it
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectElaborazione di attività di lettura e produzione di testoit
dc.subjectArtigo de opiniãopt_BR
dc.subjectGriglia di valutazioneit
dc.subjectLeitura e produção textualpt_BR
dc.subjectGenere articolo di opinioneit
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleElaboração de tarefa didática e grade de avaliação para leitura e escrita de artigo de opiniãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000963837pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples