Repositório Digital

A- A A+

Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem

.

Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem
Autor Rolim, Rosmari de Matos
Orientador Garcez, Pedro de Moraes
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Educacao e linguistica
Letramento
Língua portuguesa
Redação
Uso da linguagem
[es] Alfabetismo
[es] Enseñanza lingüística
[es] Lengua portuguesa
[es] Redacción
[es] Uso del lenguaje
Resumo Este trabalho apresenta a trajetória de uma acadêmica construindo a identidade como professora em sua primeira experiência docente. O propósito dessa apresentação é contribuir para os registros de práticas de educação linguística e compartilhar conhecimentos que possam ser relevantes aos acadêmicos e professores de Letras. A exposição dessa memória pretende suscitar reflexões, evidenciar dificuldades e questionar mitos e práticas tradicionais de ensino de Língua Portuguesa e de Redação, apontando possibilidades de boas práticas. O relato tem início com a experiência da acadêmica de Letras descobrindo-se como educadora a partir de uma questão colocada em uma disciplina do currículo da licenciatura. Ao aplicar os conhecimentos construídos a partir desse período de sua formação, como professora de Redação em um curso pré-vestibular, evidencia-se o conflito entre a visão do ensino dessa educadora e as expectativas de aprendizagem dos alunos. A constatação de que esse conflito engessa a prática de alunos e de professores levou à elaboração de uma proposta didática que, ao colocar os alunos em ação pela linguagem, criou oportunidades de superação do medo da escrita. O detalhamento da proposta, alguns resultados de sua aplicação e as considerações sobre o desenvolvimento do processo encerram a exposição.
Resumen Este trabajo presenta la trayectoria de una académica construyendo la identidad como profesora en su primera experiencia docente. El propósito de esa presentación es contribuir a los registros de prácticas de enseñanza lingüística y compartir conocimientos que puedan ser relevantes a los académicos y profesores de Letras. Esta exposición memorial pretende promover reflexiones, evidenciar dificultades y cuestionar mitos y prácticas tradicionales de la enseñanza de Lengua Portuguesa y de Redacción, señalando buenas prácticas posibles. El relato comienza con la experiencia de la académica de Letras descubriéndose como educadora a partir de una cuestión puesta en una asignatura del currículo de la licenciatura. Al emplear los conocimientos construidos a partir de este periodo de la formación como profesora de Redacción en un curso preuniversitario, quedó evidente el conflicto entre la visión de la enseñanza de esta educadora y las expectativas de aprendizaje de los estudiantes. El hecho de que esto detiene la práctica de los estudiantes y profesores llevó al desarrollo de una propuesta didáctica que, al poner a los estudiantes en acción por el lenguaje, creó oportunidades de superar el miedo a la escritura. Los detalles de la propuesta, algunos resultados de su aplicación y las consideraciones sobre el desarrollo del proceso cierran la exposición.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115673
Arquivos Descrição Formato
000955383.pdf (191.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.