Repositório Digital

A- A A+

Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos

.

Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos
Autor Puchalski, Francine Bystronski
Orientador Sanseverino, Antônio Marcos Vieira
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Conto
Ensino e aprendizagem
Formação de leitores
Literatura brasileira
Livro didático
[es] Cuento
[es] Enseñanza de literatura
[es] Formación del lector
[es] Libro didáctico
Resumo O presente trabalho teve como objetivo analisar e explorar alguns aspectos importantes relacionados ao ensino de Literatura e à formação do leitor literário, tendo como objeto a inserção do conto em materiais didáticos voltados ao Ensino Médio. O trabalho foi dividido da seguinte forma: primeiramente, foram feitas considerações gerais sobre o ensino de literatura. A seguir, foram propostas reflexões sobre o gênero conto, a fim de constatar como a leitura deste gênero literário contribui para a formação do leitor. Por fim, foi realizada uma descrição e análise parcial de dois livros didáticos da área de Língua Portuguesa e Literatura. Os livros foram analisados separadamente e comparativamente, tanto em relação aos seus aspectos gerais, quanto aos capítulos em que o conto aparece como foco de estudo. Dessa forma, buscou-se verificar abordagens possivelmente utilizadas em um trabalho com o conto em sala de aula. A partir desta pesquisa, constatou-se que o livro didático pode ser considerado um suporte útil (mas não o único) na promoção de atividades e estratégias relevantes, tanto para o professor no planejamento das aulas, quanto para o aluno no que concerne à sua formação como leitor.
Resumen Este trabajo tuvo como objetivo analizar y examinar algunos aspectos importantes relacionados a la enseñanza de literatura y a la formación del lector literario, teniendo como objeto la inserción del cuento en materiales didácticos dirigidos a la Enseñanza Media. El trabajo fue dividido de la siguiente manera: en primer lugar, fueron hechas consideraciones generales sobre la enseñanza de literatura. A continuación, fueron propuestas reflexiones sobre el género cuento con la finalidad de constatar cómo su lectura contribuye a la formación del lector. Por último, se llevó a cabo una descripción y análisis parcial de dos libros didácticos en el área de Lengua Portuguesa y Literatura. Los libros fueron analizados de forma separada y comparativa, en relación a sus aspectos generales y a los capítulos en los cuales el cuento surge como objeto de estudio. Por lo tanto, se verificaron abordajes posiblemente utilizados en un trabajo con el cuento en sala de clase. A partir de esta investigación, se concluyó que el libro didáctico puede ser considerado un soporte útil (pero no el único) en la promoción de actividades y estrategias pertinentes, tanto para el docente en la planificación de las clases, como para el alumno con respecto a su formación como lector.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115692
Arquivos Descrição Formato
000956352.pdf (506.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.