Repositório Digital

A- A A+

EATV: uma aplicação t-learning para auxiliar os idosos na concretização do envelhecimento ativo e saudável

.

EATV: uma aplicação t-learning para auxiliar os idosos na concretização do envelhecimento ativo e saudável

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título EATV: uma aplicação t-learning para auxiliar os idosos na concretização do envelhecimento ativo e saudável
Autor Jantsch, Anelise
Orientador Lima, Jose Valdeni de
Co-orientador Reategui, Eliseo Berni
Data 2014
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Envelhecimento
Idoso
Saúde
Tecnologia educacional
[en] Active ageing
[en] Elderly
[en] Health education
[en] T-learning
Resumo A população em todo o mundo vem envelhecendo rapidamente, fato que desafia a sociedade a pensar estratégias atraentes de orientação para a manutenção da qualidade de vida dos idosos. Por outro lado, há uma expansão e popularização nas tecnologias disponíveis no mercado como computadores, tablets, smartphones, smart TVs, etc., ou seja, diferentes dispositivos exibidores de conteúdo Web. Neste contexto, a aplicação Envelhecimento Ativo TV (EATV) oferece recursos para que os idosos assumam o controle na manutenção de sua qualidade de vida durante o envelhecimento, e está baseada nos relatórios sobre o envelhecimento ativo da OMS, na gerontologia educacional e nas orientações para a construção de aplicações para o idoso. Seu conteúdo consiste de informações sobre o envelhecimento ativo e saudável, para isso são empregados vídeos informativos sobre os determinantes comportamentais propostos pela OMS. São também fornecidas informações sobre acesso a grupos de convivência e a páginas de interesse da terceira idade. A EATV foi validada utilizando uma abordagem quali-quantitativa em uma amostra constituída de 12 sujeitos idosos durante um período de quatro meses. Durante a coleta de dados, foram utilizados questionários reconhecidos em suas respectivas áreas disponibilizados na EATV, as ferramentas Diário de Bordo, Fórum, ambos do AVA ROODA e entrevistas individuais semipadronizadas. A EATV está em consonância com a educação em saúde, pois apoia combinações de experiências de aprendizagem que facilitem (predisponham, possibilitem e reforcem) medidas comportamentais adotadas por uma pessoa, grupo ou comunidade para alcançar um efeito benéfico e intencional sobre a própria saúde. Assim, como contribuição, pode-se citar o desenvolvimento de uma aplicação planejada para o contexto da t-learning (EATV) e um curso (Qualidade de Vida) que a utilizou para promover o envelhecimento ativo e incentivar os comportamentos saudáveis sugeridos para um envelhecer mantendo a qualidade de vida.
Abstract The population all around the world is growing old quickly, a fact which challenges society to think attractive strategies to guide seniors to the quality of life. On the other hand there is an expansion and popularization of technologies available on market like computers, tablets, smart phones, smart televisions, etc., which means, different devices that exhibit Web content. In this context, the application Active Aging TV (EATV) offers resources for seniors to take control in maintaining their quality of life during aging process, and it is based on reports about active aging by WHO, and in the educational gerontology and in the guidelines for designing applications to the elderly. Its content consists of information on active and healthy aging, for this purpose, informative videos are employed based on the behavioral determinants proposed by WHO. EATV also provides access to information about support groups, and pages of interest to seniors. EATV was validated using a qualitative and quantitative approach in a sample of 12 elderly subjects over a period of four months. During the data collection we used questionnaires recognized in their respective fields and they were available in EATV; both Journal and Forum tools of Brazilian LMS ROODA, and individual semi structured interviews. EATV is in line with health education, which supports combinations of learning experiences that facilitate (predispose, enable and reinforce) behavioral measures taken by a person, group or community to achieve a purposeful and beneficial effect on their own health. Thus, as a contribution, we can mention the development of an application planned for the context of t-learning (EATV) and a course (Quality of Life) who used it to promote active aging and encouraging healthy behaviors suggested to grow old maintaining the quality of life.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/115720
Arquivos Descrição Formato
000964131.pdf (3.365Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.