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Avaliações em larga escala no Rio Grande do Sul : reflexões acerca da difícil captura (e melhoria) da qualidade da educação básica

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Avaliações em larga escala no Rio Grande do Sul : reflexões acerca da difícil captura (e melhoria) da qualidade da educação básica

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Título Avaliações em larga escala no Rio Grande do Sul : reflexões acerca da difícil captura (e melhoria) da qualidade da educação básica
Autor Rigon, Rafaela Camila
Orientador Gil, Natália de Lacerda
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Avaliação
Educação básica
Prova Brasil
Qualidade da educação
Resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma análise documental, acerca da temática Avaliações em Larga Escala. A pesquisa é de cunho qualitativo e tinha como objetivo inicial descrever como se deu a efetivação da Prova Brasil no Estado do Rio Grande do Sul. Entretanto, no decorrer do percurso e a partir das leituras realizadas, foi se mostrando profícua a análise de artigos e documentos oficiais que permitem compreender a realização das avaliações – Prova Brasil, SAEB e SAERS – e discutir de que forma essas avaliações podem mudar, ou não, a qualidade da educação escolar. Os documentos selecionados foram separados em duas categorias: (a) artigos acadêmicos e dissertações e (b) documentos oficiais, localizados nos sites do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A pesquisa insere-se no campo dos estudos culturais e assume como ferramentas metodológicas e para análise dos dados os conceitos de governamentalidade (Michel Foucault), avaliação, qualidade e neoliberalismo. A análise permitiu classificar os documentos examinados em três eixos: institucionalização da Prova Brasil; busca pela qualidade educacional a partir dos resultados da Prova Brasil; e descrição da organização da Prova Brasil nas escolas. Pude concluir que a qualidade educacional não pode ser assumida como um conceito, pois é percebida de diferentes formas pelas pessoas que se referem a ela. Além disso, foi possível observar que os governos, ao realizarem as avaliações em Larga Escala, exigem determinada conduta das escolas. Por fim, cabe destacar que não pude descrever como se deu a implementação da Prova Brasil no Estado do Rio Grande do Sul pela escassez de documentação escrita. A consecução de tal objetivo demandaria a busca de outras fontes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115747
Arquivos Descrição Formato
000956141.pdf (493.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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