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Do cuidar ao educar na educação infantil : efeitos de sentidos

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Do cuidar ao educar na educação infantil : efeitos de sentidos

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Título Do cuidar ao educar na educação infantil : efeitos de sentidos
Autor Sehn, Luize
Orientador Mutti, Regina Maria Varini
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Análise do discurso
Bebê
Brincadeira
Cuidado
Cuidado
Educação infantil
[en] Babys
[en] Discourse analysis
[en] Early childhood education
[en] Educate
[en] Meaning effects
[en] Play
[en] Take care
Resumo Nesta Dissertação problematizo a Educação Infantil no processo de escolarização, a partir de efeitos de sentidos produzidos pelo sujeito-professora sobre as suas práticas realizadas na escola. Fundamento a pesquisa na Análise de Discurso (AD) de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux, enfocando principalmente, desse referencial teórico-analítico, as noções de: discurso, efeitos de sentidos, interdiscurso e intradiscurso; história, memória discursiva, sujeito, língua, interpretação, tipologia dos discursos; e busco a estabelecer diálogo a partir do aporte de pesquisas sobre infância e educação. O corpus para a análise discursiva, reunindo materialidades verbais e não verbais, consiste em sequências discursivas que apontam aos pronunciamentos das professoras em entrevistas, gravadas e transcritas, e em fotografias que remetem à experiência da pesquisadora como professora na mesma instituição: uma Escola Municipal de Educação Infantil localizada no município de Novo Hamburgo-RS, nos anos de 2012 e 2013. A análise, tomando como eixos o cuidar, o brincar e o educar, tal como um mosaico discursivo, evidenciou o modo como a área de Educação Infantil está sendo significada na referida instituição, por meio dos efeitos de sentidos a seguir indicados: sensibilidade; brincar (socialização, brincar livre na pracinha, brincar festejando, psicomotricidade, fantasia, produção do brincar, brincar espontâneo, disputa pelo brinquedo, professora brincalhona); cuidar (o retorno que eles dão pra gente, cantinho da família, rotina de cuidados, o toque das mãos, o olhar da professora); educar (educar com disciplina, rotina, autonomia, pedagogia de projetos, intencionalidade, avaliação criteriosa, responsabilidade do trabalho, interação com a família, educar para a sociabilidade; cuidar junto com educar, brincar junto com educar e brincar junto com cuidar). Esses sentidos, circulando na instituição, representam as posições discursivas do sujeito-professora que mobiliza a memória da área de Educação Infantil por meio de suas práticas, neste momento histórico de escolarização da infância.
Abstract This Dissertation discusses Early Childhood Education in the schooling process, from the meaning effects produced by the subject-teacher on her practices performed in school. The research is grounded in Discourse Analysis (DA) of the French line, founded by Michel Pêcheux, focusing mainly this theoretical-analytical framework, the notions of: speech, meaning effects, and interdiscourse, intradiscourse; history, discursive memory, subject, language, interpretation, typology of the speeches; and seeks to establish dialogue from the contribution of research on childhood and education. The corpus for discourse analysis, gathering verbal and nonverbal materiality, consists of discursive sequences that link the pronouncements of teachers in interviews were taped and transcribed, and photographs that relate to the experience of the researcher as a teacher at the same institution: a Municipal Early Childhood Education School located in Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul state), in the years 2012 and 2013. Analysis, taking as axes the care, playing and educating, such as a discursive mosaic, showed how the Early Childhood Education area is being meant in that institution, through the direction effects given below: sensitivity; play (socialization, free play in the playground, play partying, psychomotor, fantasy, play production, spontaneous play, struggle for toy, playful teacher); care (the return they give to us, the family corner, routine care, the touch of the hands, the teacher's view ); education (education with discipline, routine, autonomy, pedagogy project, intentionality, careful evaluation, job responsibility, interaction with family, educating for sociability; care along with educating, playing along with educating and play along with care). These meanings, circling in the institution, represent the discursive positions of the subject-teacher who mobilizes the memory of the Early Childhood Education area through her practices, in this historical moment of childhood schooling.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/115749
Arquivos Descrição Formato
000964919.pdf (5.520Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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