Repositório Digital

A- A A+

Práticas de estudo de alunos do ensino superior em disciplinas a distância : uma experiência no ambiente virtual de aprendizagem Moodle

.

Práticas de estudo de alunos do ensino superior em disciplinas a distância : uma experiência no ambiente virtual de aprendizagem Moodle

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Práticas de estudo de alunos do ensino superior em disciplinas a distância : uma experiência no ambiente virtual de aprendizagem Moodle
Autor Itaqui, Evelyse Ramos
Orientador Franco, Sérgio Roberto Kieling
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Ensino à distância
Ensino superior
Tecnologia educacional
[en] Distance learning
[en] Higher education
[en] Study practices
[en] Virtual learning environment
Resumo Esta pesquisa buscou responder a seguinte questão: como se caracterizam as práticas de estudo de alunos de Graduação da UFRGS em disciplinas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle? Teve por objetivo investigar como o aluno lida com o uso desse novo espaço virtual; como organiza seus horários para estudos; como busca informações referentes ao conteúdo da disciplina, como participa das atividades virtuais e utiliza os recursos tecnológicos para fins de estudo. A amostra utilizada é composta de alunos da graduação presencial da UFRGS, de diferentes áreas do conhecimento, que cursam disciplinas a distância. A fundamentação teórica teve como base as seguintes temáticas: Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Práticas de Estudo no Ensino Superior. A investigação tem caráter exploratório e foi pautada numa abordagem quali-quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: um questionário de respostas fechadas, baseado na escala de Likert, respondido por 40 alunos, durante o segundo mês de aula, e um questionário com perguntas abertas, respondidos por 10 dos 40 alunos, no final do semestre letivo. A partir da análise e interpretação dos dados ficou evidente que investigar as práticas de estudo dos estudantes pode permitir ao professor repensar a sua metodologia, visto que essas práticas são determinadas por diferentes fatores, logo, podem sofrer alteração dependendo da forma como o professor realiza o seu fazer docente. Portanto, a partir da compreensão de como o aluno estuda numa disciplina a distância torna-se possível para o professor elaborar intervenções adequadas dentro do AVA.
Abstract This research sought to answer the following question: how are characterized the study practices of UFRGS college students in distance courses at Virtual Learning Environment (VLE) Moodle? It aimed to investigate how the student deals with the use of this new virtual space, how he organizes the study schedule, how he searches information about the course subject, how he participates in the virtual activities and how he utilizes the technological tools for studies. It has participated UFRGS students of presencial graduations from different areas of knowledge that attending distance courses. The theoretical framework was based in the Distance Learning, Virtual Learning Environments and Study Practices in the Higher Education. The investigation was exploratory and adopted a quali-quantitative approach. It was used a questionnaire with closed questions based in the Likert scale, answered by 40 students at second month of classes, and a questionnaire with open questions, answered by 10 of these students in the end of the semester. It was evident that the investigation of the study practices of students allows the teacher to rethink his own methodology, since that these practices are determinate by different factors and could suffer alterations depending on how the teacher realizes his making teaching. Therefore, from the understanding of how the student studies in a distance course it becomes possible that the teacher elaborates adequate interventions inside the VLE.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/115751
Arquivos Descrição Formato
000964753.pdf (1.034Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.