Repositório Digital

A- A A+

"Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização

.

"Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título "Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização
Autor Pedroso, Thalita Filikoski Braski
Orientador Piccoli, Luciana
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Ensino fundamental
Resumo Localizada no campo da Educação, na área da Alfabetização, esta pesquisa objetiva analisar marcas de um projeto didático de alfabetização no que se refere aos avanços das aprendizagens de crianças de 2º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Porto Alegre/RS. A investigação caracteriza-se por ser um estudo de caso, tendo a análise documental e o grupo focal como ferramentas para a produção dos dados. Como aporte teórico, apoia-se nos estudos de Lerner e Nery sobre modalidades organizativas do trabalho pedagógico e nas pesquisas de Ferreiro, Teberosky e Morais sobre alfabetização. Após a apresentação e contextualização do projeto didático e, também, das produções escritas dos alunos, destacam-se dois eixos de análise: os avanços na alfabetização e as aprendizagens na área de sócio-história. Como resultados, a pesquisa apontou as contribuições de um projeto didático no fazer pedagógico, quais sejam: englobar e interrelacionar sequências didáticas, atividades permanentes e de sistematização; contextualizar atividades, agregando, de forma interdisciplinar, diferentes áreas do conhecimento; evidenciar a funcionalidade da leitura e escrita, atribuindo sentido à linguagem em uso. Como marcas de aprendizagens, destacam-se a ampliação do repertório cultural dos alunos e a importância de aproximar a escrita das crianças, oportunizando a elas se dedicarem a atingir o propósito coletivo do projeto, mas, sobretudo, o seu propósito individual de aprendizagem.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115766
Arquivos Descrição Formato
000956188.pdf (2.139Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.