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Identidades docentes e estágio curricular : afetações de um acontecimento

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Identidades docentes e estágio curricular : afetações de um acontecimento

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Título Identidades docentes e estágio curricular : afetações de um acontecimento
Autor Moura, Sandra Regina de
Orientador Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Docência
Identidade
Resumo Este trabalho de conclusão de curso investigou afetações do estágio curricular obrigatório e seus ecos na formação das identidades docentes de seis licenciandas do Curso de Pedagogia (FACED/UFRGS). Ao concluir o estágio, percebi que o mesmo se constitui em um divisor de águas na escolha de caminhos e direcionamentos que o docente em formação dá à sua carreira profissional. Este fato interpelou-me no sentido de buscar conhecer como esses elementos estão sendo significados pelas docentes em formação. Para abordar a temática me apoio em Maurice Tardif e Danielle Raymond, explorando a concepção epistemológica da formação e da prática docente. Em António Nóvoa encontro fundamentos que falam sobre uma formação docente construída dentro e a partir da prática. Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lima ajudam a conceituar “estágio” e levantar elementos que auxiliam na compreensão das afetações desta etapa na formação das identidades docentes. Busco subsídios, também, na Análise de Discurso francesa fundada por Michel Pêcheux e em Eni Orlandi que sustentam que o funcionamento da linguagem se dá na tensão entre paráfrase (o mesmo, “o já dito”) e polissemia (o diferente, “o a se dizer”). A partir de um estudo de caso, realizo uma investigação qualitativa desde a perspectiva de Menga Lüdke e Marli André como, também, de Maria Cecília de Souza Minayo. O corpus analítico é composto por depoimentos de seis licenciandas produzidos em entrevista em grupo focal. A análise busca visibilizar o movimento de constituição da identidade docente das educadoras em formação que contribuíram com este estudo. Nas análises, aponto efeitos de sentido de docência como trabalho colaborativo, “humana docência” e experiência de autonomia e estágio como tempo de mudanças, situando-os como afetações que contribuíram na constituição das identidades docentes das licenciandas, permitindo compreender o estágio como um acontecimento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115771
Arquivos Descrição Formato
000956371.pdf (1.674Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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