Repositório Digital

A- A A+

“Professora, como posso ensinar?” : estratégias de trabalho em grupo na progressão das aprendizagens do Sistema de Escrita Alfabética

.

“Professora, como posso ensinar?” : estratégias de trabalho em grupo na progressão das aprendizagens do Sistema de Escrita Alfabética

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título “Professora, como posso ensinar?” : estratégias de trabalho em grupo na progressão das aprendizagens do Sistema de Escrita Alfabética
Autor Vasques, Elise Jacobi
Orientador Piccoli, Luciana
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Educação infantil
Trabalho em equipe
Resumo Esta pesquisa situa-se no campo da educação, na área da alfabetização, e tem como principal objetivo refletir analiticamente sobre as aprendizagens na alfabetização construídas a partir de trabalhos em grupo em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Porto Alegre/RS. O referido estudo realizou-se na turma em que ocorreu o estágio obrigatório, no primeiro semestre do ano de 2014. A investigação é de abordagem qualitativa e caracteriza-se por ser um estudo de caso, realizado a partir de dois procedimentos metodológicos: encontros com grupo focal e análise documental das produções escritas da turma. Os conceitos de interação social e de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky embasaram teoricamente as discussões sobre aprendizagem no trabalho em grupo; para abordar a alfabetização e as propriedades do sistema de escrita alfabética, utilizaram-se os estudos de Artur Morais. Após analisar as escritas, falas e desenhos das crianças, percebeu-se a importância do trabalho em grupo para a progressão dos alunos em relação à apropriação do sistema de escrita alfabética. O trabalho em grupo permitiu aos alunos a realização de produções coletivas visando não apenas a construção das aprendizagens sobre o sistema de escrita, como também promoveu significativas interações sociais, baseadas em relações de afeto e na conquista da autonomia, que tiveram efeitos na diminuição de conflitos entre os alunos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115774
Arquivos Descrição Formato
000956732.pdf (1.168Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.