Repositório Digital

A- A A+

A importância da relação aluno-professor na aprendizagem

.

A importância da relação aluno-professor na aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A importância da relação aluno-professor na aprendizagem
Autor Gomes, Cláudia Lima
Orientador Corte Real, Luciane Magalhães
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Aprendizagem
Ensino fundamental
Relação professor-aluno
Resumo O presente estudo busca refletir sobre a relação professor-aluno e como ela pode afetar a aprendizagem. Esta temática surgiu a partir das observações feitas durante o estágio obrigatório realizado em uma escola Municipal de Porto Alegre. Tem como objetivos: entender como ocorre a aprendizagem, compreender a relação professor-aluno e identificar as ações do professor que, dentro dessa relação, afetam a aprendizagem. Para isso, os autores que embasam este trabalho são Maturana (2009), Piaget (1972), Real (2007) e para embasar a estratégia de pesquisa utilizo Yin (2001) que trata sobre o estudo de caso. A metodologia utilizada foi a de anotações do Diário de Classe, observações realizadas durante o estágio e as memórias de acontecimentos marcantes desse período. Com isso, pude concluir que a relação professor-aluno precisa propiciar o reconhecimento do outro como legítimo outro para que ocorram aprendizagens amorosas. Além disso, o olhar do professor para o aluno necessita estar “limpo” de pré-conceitos e atento para explorar as potencialidades do mesmo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115787
Arquivos Descrição Formato
000965061.pdf (340.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.