Repositório Digital

A- A A+

Vivências de professora em contexto de educação inclusiva : desvendando cenas do cotidiano

.

Vivências de professora em contexto de educação inclusiva : desvendando cenas do cotidiano

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Vivências de professora em contexto de educação inclusiva : desvendando cenas do cotidiano
Autor Vargas, Pauline Braga
Orientador Giordani, Liliane Ferrari
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Autista
Cartografia
Deficiência intelectual
Educação inclusiva
Educação infantil
Resumo Este trabalho de conclusão de curso (TCC) busca problematizar a minha experiência de professora em contexto de educação inclusiva seguindo a análise dos estudos culturais a partir da filosofia da diferença, baseado nas leituras de SILVA (2009) e HALL (2000). Para coleta e análise dos dados segui a orientação dos estudos da cartografia sendo guiada por COSTA (2014) e atendendo as pistas “Cartografar é habitar um território existencial” de Johnny Alvarez e Eduardo Passos (2009) e “Cartografar é acompanhar processos” de Laura Pozzana de Barros e Virgínia Kastrup (2009). Apresento trechos extraídos do meu diário de campo buscando um diálogo entre as situações cotidianas de sala de aula e a minha ação enquanto educadora, baseado num percurso de atuação docente referente ao primeiro semestre de 2014, em escola de educação infantil na relação de trabalho com aluno autista. Foi possível observar que na formação docente devemos estar disponíveis para os encontros e que podemos buscar um novo olhar sobre o que já está dado para que possamos perceber e atender as necessidades dos alunos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115797
Arquivos Descrição Formato
000954092.pdf (1.096Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.