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Em busca do direito à informação : por que os alunos de escolas públicas não conhecem as políticas de inclusão do ensino supe

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Em busca do direito à informação : por que os alunos de escolas públicas não conhecem as políticas de inclusão do ensino supe

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Título Em busca do direito à informação : por que os alunos de escolas públicas não conhecem as políticas de inclusão do ensino supe
Autor Dal Bó, Jade de Barros
Orientador Virginio, Alexandre Silva
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Assunto Educação
Empoderamento
Eqüidade
Informação
Políticas públicas
Sistema de cotas
[en] Empowerment
[en] Equity
[en] Information
[en] Quotes system
Resumo O objetivo do presente trabalho foi versar sobre a política de reserva de cotas (cotas) no ensino superior e descobrir o nível de informação de alguns alunos do ensino médio a respeito dessa medida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O foco da pesquisa foram os alunos de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre e foram aplicados trinta e seis questionários. A partir da análise das trajetórias dos alunos observou-se que a maioria dos alunos poderia concorrer ao sistema e desejava cursar o ensino superior. Apesar de eles serem o público alvo da política, não a conheciam e não pensavam ter direito a ela. Verificou-se que os alunos não estavam empoderados de seu direito de concorrer às vagas reservadas.
Abstract The objective of this study was to traverse on quota reservation policy (quotas) in higher education and find out the level of information of some high school students about the quotas of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) . The focus of the research were the students from one public school of Porto Alegre and were applied thirty-six questionnaires. Based on the analysis of the trajectories of the students was observed that most students could compete for the system and wanted university education. Although they are the target audience of policy, didn’t know it and didn’t think that they had right to it. It was found that the students weren’t empowered about his right to contest the reserved spaces.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115800
Arquivos Descrição Formato
000964866.pdf (568.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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