Repositório Digital

A- A A+

“Hoje tem pátio?” : as crianças bem pequenas e as suas relações de aprendizagens

.

“Hoje tem pátio?” : as crianças bem pequenas e as suas relações de aprendizagens

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título “Hoje tem pátio?” : as crianças bem pequenas e as suas relações de aprendizagens
Autor Bartholomeu, Luciana de Souza Ávila
Orientador Barbosa, Maria Carmen Silveira
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Creche
Educação infantil
Escola
Espaço físico
Recreio
Resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca reconhecer o pátio como um espaço educativo que contribui na construção das aprendizagens de crianças bem pequenas. Este estudo surgiu a partir das muitas inquietações para compreender as relações de aprendizagens vivenciadas no pátio e para refletir sobre a importância do contato com a natureza para as crianças bem pequenas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, é um estudo de caso que visa analisar as brincadeiras, interações e descobertas apresentadas pelas crianças no momento do pátio. Para a coleta de dados, foram utilizados como instrumentos de pesquisa: a observação participante, registro escrito, registro fotográfico e gravação de vídeos. O estudo teve como principais referenciais teóricos: Hohmann; Post (2003), que embasam o conceito de aprendizagem utilizado nesta pesquisa; Corsaro (2011) que ajuda a entender sobre a relação entre pares; Barbosa (2007) colaborando com as interações entre as crianças pequenas; Brock et al (2011) articulando sobre o brincar e por fim, Haddad; Horn (2013) que apresentam reflexões sobre o uso do pátio na Educação Infantil. Esta investigação teve como categorias de análise: as brincadeiras desenvolvidas pelas crianças e as descobertas feitas por eles. Ao analisar o material coletado, entendemos a importância do pátio, pois ele contribui para a socialização e a aprendizagem das crianças bem pequenas por meio das brincadeiras físicas com os objetos, das brincadeiras de faz de conta, das interações entre pares, das descobertas ligadas à natureza e da integração com as diversas áreas do conhecimento. Além disso, o contato com o ambiente externo propicia o despertar da curiosidade das crianças, e o brincar com as ciências torna-se interessante e primordial para uma aprendizagem significativa do mundo que as cerca.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115811
Arquivos Descrição Formato
000963590.pdf (2.340Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.