Repositório Digital

A- A A+

Percepções de gêmeos acerca de estudar ou não na mesma turma

.

Percepções de gêmeos acerca de estudar ou não na mesma turma

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Percepções de gêmeos acerca de estudar ou não na mesma turma
Autor Rodrigues, Gabriela Adamatti
Orientador Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Escola
Gêmeos
Resumo Este trabalho investiga quais são as percepções de gêmeos que já concluíram o ensino médio com relação a terem estudado junto ou separado de seu irmão ao longo de todos os níveis de ensino. A pesquisa é de caráter qualitativo e utilizou como instrumento um questionário com perguntas abertas, encaminhado via e-mail a gêmeos para relatarem suas experiências em cada etapa de ensino, desde a educação infantil até o nível superior. Vinte e sete indivíduos participaram da pesquisa. Os resultados encontrados não apontam para uma resposta definitiva sobre ser melhor estudar junto ou separado em geral ou em alguma etapa, visto que as opiniões são bastante variáveis. Contudo, pode-se dizer que há uma preferência, mais específica para educação infantil, em estudar junto. Os estudos científicos pesquisados igualmente não apresentam resultados concretos sobre uma das alternativas ser mais eficaz quanto ao desenvolvimento da capacidade de leitura, habilidades cognitivas e comportamentais.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115812
Arquivos Descrição Formato
000963592.pdf (418.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.