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dc.contributor.advisorGiordani, Liliane Ferraript_BR
dc.contributor.authorAlves, Larissa Fariapt_BR
dc.date.accessioned2015-05-05T01:58:33Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115813pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso visa trazer algumas reflexões acerca da história de vida de quatro mulheres com deficiência, mostrando as dificuldades, desafios e superações que elas tiveram de enfrentar ao longo de suas vidas. Visa trazer, também, a contextualização da história da educação de jovens e adultos no Brasil, desde a época colonial até os dias atuais, contextualizando a educação com as políticas públicas que assim foram surgindo ao longo da história da educação em nosso país, trazendo, também, as políticas públicas referentes à inclusão (social e escolar). O interesse pelo tema começou a surgir a partir da prática docente da autora, realizada no estágio do curso de Pedagogia da UFRGS, onde vivenciou práticas de ensino-aprendizagem significativas. O estudo tem caráter qualitativo e quantitativo, onde se buscou analisar um pequeno grupo de mulheres na área da EJA, sendo realizadas diversas entrevistas com as mesmas. As participantes da pesquisa foram quatro alunas, das totalidades iniciais de EJA, de uma escola municipal de Porto Alegre. Os autores adotados como referência teórica para Educação de Jovens e Adultos foram Gilberto Freyre (2010), Maria Clara di Pierro, Orlando Joia, Vera Masagão Bibeiro (2001), Maria do Socorro de Araújo Medeiros (1999), Edna Castro de Oliveira (2010); na área de inclusão Rosita Edler de Carvalho (2004), Edna Castro de Oliveira (2010) Alfredo Veiga- Neto (2008), Maura Corcini Lopes (2008), Leticia Lorenzoni Lasta e Betina Hilleshein (2011),; questões de gênero Flávia Silveira Dutra (2003), Renata Lopes de Almeira Rodrigues (2003), Flávia Silveira Dutra (2003), Maria de Lourdes Pinheiro dos Santos (2003), Alda Maria Coimbra (2003), Manual para o uso sexista (2014 ), Aurélio Buarque de H. Ferreira (2010); na discussão acerca da família Mara Marisa da Silva (2009), Diana L. Corso (2011).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.titleFeminino, deficiência e escolarização : singularidades na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000963602pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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