Repositório Digital

A- A A+

Mediação de conflitos : uma estratégia pedagógica? Estudo de caso

.

Mediação de conflitos : uma estratégia pedagógica? Estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mediação de conflitos : uma estratégia pedagógica? Estudo de caso
Autor Cantú, Priscila
Orientador Albuquerque, Paulo Peixoto
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Conflito
Estudo de caso
Mediação
Violência
Resumo Este trabalho acadêmico se propõe a analisar a mediação de conflitos, conceituada como uma metodologia advinda de espaços não-escolares para resolução de conflitos, como uma ferramenta que auxilie as escolas na resoluções dos seus conflitos. A realidade das escolas foi, portanto, trazida para explicitação, e importantes elementos que modificam a sociedade atual, como a violência e suas demais facetas (como consumismo e individualismo, por exemplo) foram mostrados em uma relação direta com os conflitos existentes dentro e fora das escolas. Como a mediação está inserida em uma nova ideologia que vai contra a lógica da violência, aspectos da cultura de paz e não-violência também foram mostrados. A mediação de conflitos foi analisada a partir de um estudo de caso, que contou com a participação de duas escolas, onde foram realizadas entrevistas e questionários para suporte analítico. Por fim, percebeu-se que a mediação de conflitos enquanto ferramenta metodológica só é eficaz quando ela é posta em prática de maneira correta, segundo as teorias pesquisadas e que, frequentemente, os membros escolares acreditam estar fazendo mediação de conflitos quando, na verdade, o que ocorre é a imposição da vontade dos mesmos, o que também não soluciona o problema de maneira geral.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115814
Arquivos Descrição Formato
000963613.pdf (294.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.