Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarques, Tania Beatriz Iwaszkopt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Marcelapt_BR
dc.date.accessioned2015-05-05T01:58:34Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115816pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é decorrente da inquietação sobre o que os formandos em Pedagogia da Universidade do Rio Grande do Sul pensam em fazer depois da conclusão do curso, pois, conforme os anos passados dentro desta faculdade, foram vistas muitas possibilidades para o profissional pedagogo, ainda que ser professor prevaleça. A pesquisa, de caráter qualitativo, buscou saber o que a turma que se formará ao final deste ano pensa em fazer após concluir o curso, levando em consideração as aprendizagens proporcionadas ao longo da realização da graduação. As respostas dos participantes foram através de narrativa livre para pudessem contar sem receios sobre seus planos. Com este material, houve a separação em categorias que aproximavam as respostas entre si para uma melhor organização da análise. Os autores utilizados para dar suporte foram: Chickering (1975), para falar sobre a formação da identidade do estudante de Ensino Superior; Evangelista (2002), sobre a necessidade de professores com formação para dar aulas; Libâneo (1999), discorrendo sobre a importância do pedagogo em uma instituição escolar; Pimenta (1998), mostrando que a ação do pedagogo vai além da instituição escolar, devendo ser necessária em qualquer lugar em que haja a intenção de educar; Paviani e Pozenato (1979), sobre a importância de se discutir e refletir sobre as práticas realizadas dentro da universidade como forma de aperfeiçoar a ação da mesma; Soares (2002), sobre a escolha profissional e o papel da escola neste processo. Através da leitura e da análise das respostas obtidas, foi possível ver que há inúmeras histórias por trás da escolha profissional e que ela é singular, e apesar de o curso ter disciplinas obrigatórias a todos, nem todo mundo deseja seguir o mesmo caminho.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.titleNarrativas do que vem depois : perspectivas de formandos em Pedagogia da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000963630pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples