Repositório Digital

A- A A+

A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música

.

A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música
Autor Augusto, Carolina Lima
Orientador Maffioletti, Leda de Albuquerque
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Música
Prática pedagógica
Resumo Este trabalho enfoca a Música na Educação Infantil. Tem por objetivo refletir sobre algumas contribuições da música enquanto prática pedagógica capaz de ampliar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. O material empírico desta pesquisa consiste em narrativas que retratam as atividades musicais desenvolvidas e o envolvimento das crianças com a música ao longo de um semestre letivo, em uma turma de crianças de 2 anos. Diante dos episódios em que a conduta musical foi claramente manifestada, o estudo questiona: Qual a contribuição das atividades musicais enquanto práticas pedagógicas na educação Infantil? As narrativas foram analisadas tendo em vista o significado das experiências musicais vividas pelas crianças no contexto observado e as apropriações, conhecimentos e saberes por elas demonstrados. As reflexões teóricas apoiam-se principalmente em Maffioletti (2011 e 2014) Lino (2014) e Barbosa (2006). Os resultados mostraram que o envolvimento das crianças com a música é uma conduta espontânea que emerge em diferentes momentos da rotina escolar como forma de definir um espaço de natureza pessoal; as atividades musicais ajudam a criança a construir estratégias de interação e socialização que potencializam as aprendizagens necessárias ao seu desenvolvimento. Destacam-se a capacidade de expressão, desenvolvimento da linguagem e crescimento do vocabulário, a desenvoltura na linguagem oral e corporal, capacidade para o uso da música como forma de expressão. Espera-se que este trabalho possa encorajar os educadores a desenvolverem atividades musicais com seus alunos, acreditando no potencial educativo das experiências musicais na formação da criança.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115819
Arquivos Descrição Formato
000956700.pdf (628.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.