Repositório Digital

A- A A+

Movimentos de aprendizagem : uma sala de aula organizada em grupos

.

Movimentos de aprendizagem : uma sala de aula organizada em grupos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Movimentos de aprendizagem : uma sala de aula organizada em grupos
Autor Jandrey, Kamila Kniphoff
Orientador Collares, Darli
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Ensino fundamental
Sala de aula
Trabalho em equipe
Resumo Este trabalho estuda as possibilidades e desafios da utilização de grupos na sala de aula. A importância deste estudo está sustentada no pressuposto de que o aluno constrói conhecimento e, enquanto ser humano, tende à vida em sociedade. A temática deste estudo é um convite a repensar as concepções atribuídas a aluno, professor e sala de aula. Para tanto, os caminhos metodológicos foram trilhados a partir da observação, participação e docência em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental e nas falas de alunas do curso de Pedagogia que experienciaram os grupos em suas salas de aula, durante o estágio curricular. Desta forma, esta investigação, de tipo etnográfico, pretende dialogar sobre a organização de grupos e suas dimensões nos cotidianos dos sujeitos que habitam o espaço escolar. Destaca-se, a relevância do incentivo à cooperação, interação e significação da sala de aula. Significação esta que desestabiliza o mito de professor transmissor e valoriza os diferentes saberes e contextos de cada personagem da escola.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115821
Arquivos Descrição Formato
000953673.pdf (809.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.