Repositório Digital

A- A A+

Pedagoga e mediadora cultural : relação em espaços de formação

.

Pedagoga e mediadora cultural : relação em espaços de formação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Pedagoga e mediadora cultural : relação em espaços de formação
Autor Martinez, Kelly Bernardo
Orientador Loponte, Luciana Gruppelli
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Arte
Artes visuais
Espaço cultural
Mediação
Pedagogo
Resumo Este estudo se debruçou sobre a pedagogia e as artes visuais, a mediação cultural e a docência, no espaço formal e no espaço não-formal de ensino. Produzido diante da experiência em ambos os contextos, este ensaio pretendeu enfatizar a importância da atuação do pedagogo em espaços culturais, elencando as contribuições que este profissional pode acrescentar ao tratar com os públicos e promover diferentes iniciativas no âmbito das artes visuais, a partir da sua formação. Além disso, pretendeu valorizar a contribuição das artes visuais no contexto escolar, e enfatizar a função do mediador cultural, como ponto principal das discussões a que este texto se propôs. A culminância do estudo se deu na exposição de relatos, registros e experiências nesses espaços educativos e apontou como a pedagogia pode ser afetada pela arte e como as artes visuais podem ser afetadas pela pedagogia. A metodologia baseou-se em uma revisão teórica, abarcando temas ligados à educação e arte, às práticas pedagógicas, ao ensino da arte e a proposta da pedagogia e da arte em diferentes contextos. Ao tratar de educação, me apoiei em teóricos como Antônio Nóvoa, Celso dos S. Vasconcellos, Maria Bernadette C. Rodrigues e Paulo Freire. Ao tratar das artes visuais me amparei em Ana Mae Barbosa, Elliot Eisner, Herbert Read, Ivone M. Richter, José Gimeno Sacristán, Luiz Camnitzer, Luciana G. Loponte, Mirian Celeste Martins, Pablo Helguera, Rejane G. Coutinho e Rosa Iavelberg.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115825
Arquivos Descrição Formato
000953652.pdf (356.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.