Repositório Digital

A- A A+

Promessas de liberdade: a ação de sedutores na fuga de escravos pela fronteira rio-grandense com o Estado Oriental do Uruguai (Alegrete, 1850-1873)

.

Promessas de liberdade: a ação de sedutores na fuga de escravos pela fronteira rio-grandense com o Estado Oriental do Uruguai (Alegrete, 1850-1873)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Promessas de liberdade: a ação de sedutores na fuga de escravos pela fronteira rio-grandense com o Estado Oriental do Uruguai (Alegrete, 1850-1873)
Autor Jarenkow, Carlos
Orientador Xavier, Regina Célia Lima
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Escravidão
Escravos fugitivos
História do Rio Grande do Sul
Liberdade
Rio Grande do Sul
Uruguai
Resumo Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar fugas de escravos para o Estado Oriental do Uruguai pela fronteira, com ação de sedutores, que ocorreram entre os anos de 1850 e 1873, no município de Alegrete. A partir da análise de diversos trabalhos, buscamos problematizar a fuga de cativos rumo ao “solo livre”, visto que o Uruguai aboliu a escravidão em seu território no ano de 1846, tornando-se uma alternativa de conquista da liberdade no imaginário de alguns e escravos e, ao mesmo tempo, um temor para seus senhores. Serão discutidas também as dificuldades impostas para estes cativos fugirem e suas estratégias utilizadas, mais especificamente com a ajuda de sedutores. Ainda que as fugas já tenham sido muito trabalhadas, pouca atenção foi dada para eles na historiografia. Desta maneira, problematizaremos as ações destes sedutores, desde suas formas de aproximação, estratégias, e, principalmente, as suas motivações envolvendo o aliciamento e acoitamento de escravos pela fronteira platina.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115841
Arquivos Descrição Formato
000954554.pdf (565.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.