Repositório Digital

A- A A+

Banksy : dos muros às galerias : a carreira de um artista na sociedade do espetáculo e a comercialização da arte do grafite (1970-2014)

.

Banksy : dos muros às galerias : a carreira de um artista na sociedade do espetáculo e a comercialização da arte do grafite (1970-2014)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Banksy : dos muros às galerias : a carreira de um artista na sociedade do espetáculo e a comercialização da arte do grafite (1970-2014)
Autor Teixeira, Ana Maria Barth
Orientador Avancini, José Augusto Costa
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Bacharelado.
Assunto Arte urbana
Autobiografia
Banksy
Grafito
Identidade social
Resumo Banksy é o pseudônimo de um grafiteiro anônimo natural de Bristol, Inglaterra. Com spray, faz críticas políticas à sociedade e à guerra. Devido às temáticas que aborda, comumente é chamado pela mídia de “artista de guerrilha”. Na última década, seus grafites abandonam a cena underground e se tornam peças de colecionador em grandes leilões de obras de arte. Tendo como fonte sua obra autobiográfica Wall and Piece (2005), as bases desse estudo são as categorias de análise sobre escritos autobiográficos propostas por Ângela Castro e Gomes. A pesquisa busca reconstruir a trajetória do artista, que saiu da “marginalidade” do mundo do grafite e foi incorporado pelo mercado artístico, além de problematizar seu anonimato, aspecto fundamental sobre a identidade que Banksy construiu para seu personagem. Como qualquer outro tipo de artista, os grafiteiros desejam que seus trabalhos sejam vistos e discutidos pelo grande público, e isso só pode ser alcançado se o grafite fizer a “viagem do muro à página”.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115882
Arquivos Descrição Formato
000954304.pdf (2.986Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.