Repositório Digital

A- A A+

Sobre a experiência na prática metodológica de ensino das Ciências Sociais

.

Sobre a experiência na prática metodológica de ensino das Ciências Sociais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sobre a experiência na prática metodológica de ensino das Ciências Sociais
Autor Gil, Marco Aurélio Plá
Orientador Caregnato, Célia Elizabete
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Assunto Ensino médio
Metodologia do ensino
Prática de ensino
[en] Anthropology of learning
[en] Participative methodology
[en] Sociology of experience
[en] Teaching methodology of social sciences
Resumo O presente trabalho tem como objetivo central protagonizar o conceito de Experiência na prática metodológica das Ciências Sociais no Ensino Médio destacando a importância da subjetividade e do engajamento do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Esta iniciativa se justifica na escolha de práticas que não estejam somente alinhadas com os princípios epistemológicos caros às Ciências Sociais, mas que também contemplem uma perspectiva interdisciplinar de trabalho e estejam comprometidas com a promoção dos indivíduos em uma aprendizagem significativa ao seu cotidiano. Realizando um entrecruzamento das contribuições teóricas de autores que se dedicaram ao assunto nas áreas da Filosofia, da Sociologia, da Antropologia e do Teatro, e ainda, na experiência que obtive nas práticas de iniciação à docência como bolsista do PIBID – CS/UFRGS, este estudo revela a Experiência como um importante agente na significação de conteúdos; e no que diz respeito às Ciências Sociais, organiza o conhecimento dando relevância as ações dos indivíduos em relação às dinâmicas sociais. A Experiência é ressaltada neste trabalho por sua capacidade de ampliar a identidade dos sujeitos, seu conhecimento, sua sensibilidade, e sua condição no mundo, pois é no exercício da “experiência de si”, que o aluno tem a oportunidade de situar o seu aprendizado e se reconhecer em uma nova realidade de maneira crítica e potencialmente transformadora.
Abstract This work is mainly aimed to boost the concept of Experience in methodological practice of Social Sciences in High School highlighting the importance of subjectivity and student engagement in the Teaching-Learning process. This initiative is justified by choosing practices which are not only aligned with the epistemological principles related to Social Sciences, but that also consider an interdisciplinary perspective of work and are committed to the promotion of individuals in a meaningful learning in their daily lives. Conducting an intertwinement of theoretical contributions of authors who have dedicated themselves to the subject in the fields of Philosophy of Education, Sociology, Anthropology and Theater, and in the experience obtained as a scholarship student at the PIBID- Social Sciences/UFRGS, this study reveals Experience as an important agent in the signification of contents. In regard to Social Sciences, it organizes the knowledge giving relevance to the actions of individuals in relation to social dynamics. Experience is highlighted in this work for its ability to expand the identity of the subject, his knowledge, his sensitivity, and his condition in the world, because it is through the exercise of "self-experience" that the student has the opportunity to situate his learning and recognize himself in a new reality in a critical and potentially transformative way.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115889
Arquivos Descrição Formato
000954080.pdf (310.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.