Repositório Digital

A- A A+

Tangonóia : o reflexo da origem

.

Tangonóia : o reflexo da origem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tangonóia : o reflexo da origem
Autor Vieira, Cristiano
Orientador Costa, Luis Edegar
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Dança: Licenciatura.
Assunto Coreografia
Performance
Tango
[en] Choreography
[en] Memory
[en] Performance
[en] Video dance
Resumo Esta pesquisa parte da transposição de uma coreografia com objetos já conhecida e praticada entre os adeptos do tango, readaptada para um sistema de acesso midiático e arquivado. Trata-se de uma performance envolvendo a dança de um tango valsa com dois objetos que simulam pernas femininas através de uma readaptação de dois cabos de limpeza, ou vassouras “vestidos” por uma calça, figurino que os unifica. Na performance o bailarino de tango se transforma num palhaço para caracterizar sua excentricidade e sua nostalgia ao dançar e interagir com sua dama imaginária, desempenhando suas ações através da pantomima. O processo e memória das mudanças da coreografia/performance, a partir de trabalhos anteriores até seu estado atual, formatado em novas-mídias pelo autor, a partir de suas vivências, são descritas aqui com o propósito de tornar esse processo um conto da memória, além de um registro da performance e de acesso a ela. Também serão relatadas as intenções que orientaram o trabalho da direção, montagem e edição dessa performance no registro do vídeo. A coreografia em questão foi premiada e inspirou espetáculos de dança em que fui protagonista na cidade onde ela foi concebida, Caxias do Sul. A adaptação dessa performance aos critérios videográficos tem a finalidade de lançar o vídeo-dança: Tangonóia – O Reflexo da Origem. Esse lançamento se dará no dia da apresentação deste Trabalho de Conclusão de Curso, e será disponibilizado no YouTube, sítio de compartilhamento de vídeos públicos via internet.
Abstract This research is the translation of choreography with objects already known and practiced among followers of tango, retrofitted to a system of media access and archived. It is a performance involving a waltz tango with two objects that mimic female legs through a readaptation of two cleaning cables, brooms "dressed" as pants, unifying them. In the performance, the tango dancer becomes a clown to characterize his eccentricity and his nostalgia while dancing and interacting with his imaginary lady, acting as her through pantomime. The process of memory and changes in the choreography / performance from previous works to its current state are described here. In order to make this process a tale of memory and a record of performance and access, I describe the development of the script and its adaptations. Are also reported the intentions that guided the direction, editing and assembling of this performance recorded on video. The choreography in question was awarded and inspired dance performances that I was protagonist in the city where it was conceived, Caxias do Sul. Adapting to this videographic performance criteria aims to launch the video-dance: Tangonóia - Reflection of Origin. This release will occur on the day of presentation of the work on Course Completion, and will be available on YouTube, a public site of videos via internet sharing.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115895
Arquivos Descrição Formato
000965192.pdf (5.167Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.