Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Luis Edegar de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorVieira, Cristianopt_BR
dc.date.accessioned2015-05-06T01:58:25Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115895pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa parte da transposição de uma coreografia com objetos já conhecida e praticada entre os adeptos do tango, readaptada para um sistema de acesso midiático e arquivado. Trata-se de uma performance envolvendo a dança de um tango valsa com dois objetos que simulam pernas femininas através de uma readaptação de dois cabos de limpeza, ou vassouras “vestidos” por uma calça, figurino que os unifica. Na performance o bailarino de tango se transforma num palhaço para caracterizar sua excentricidade e sua nostalgia ao dançar e interagir com sua dama imaginária, desempenhando suas ações através da pantomima. O processo e memória das mudanças da coreografia/performance, a partir de trabalhos anteriores até seu estado atual, formatado em novas-mídias pelo autor, a partir de suas vivências, são descritas aqui com o propósito de tornar esse processo um conto da memória, além de um registro da performance e de acesso a ela. Também serão relatadas as intenções que orientaram o trabalho da direção, montagem e edição dessa performance no registro do vídeo. A coreografia em questão foi premiada e inspirou espetáculos de dança em que fui protagonista na cidade onde ela foi concebida, Caxias do Sul. A adaptação dessa performance aos critérios videográficos tem a finalidade de lançar o vídeo-dança: Tangonóia – O Reflexo da Origem. Esse lançamento se dará no dia da apresentação deste Trabalho de Conclusão de Curso, e será disponibilizado no YouTube, sítio de compartilhamento de vídeos públicos via internet.pt_BR
dc.description.abstractThis research is the translation of choreography with objects already known and practiced among followers of tango, retrofitted to a system of media access and archived. It is a performance involving a waltz tango with two objects that mimic female legs through a readaptation of two cleaning cables, brooms "dressed" as pants, unifying them. In the performance, the tango dancer becomes a clown to characterize his eccentricity and his nostalgia while dancing and interacting with his imaginary lady, acting as her through pantomime. The process of memory and changes in the choreography / performance from previous works to its current state are described here. In order to make this process a tale of memory and a record of performance and access, I describe the development of the script and its adaptations. Are also reported the intentions that guided the direction, editing and assembling of this performance recorded on video. The choreography in question was awarded and inspired dance performances that I was protagonist in the city where it was conceived, Caxias do Sul. Adapting to this videographic performance criteria aims to launch the video-dance: Tangonóia - Reflection of Origin. This release will occur on the day of presentation of the work on Course Completion, and will be available on YouTube, a public site of videos via internet sharing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTangopt_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectChoreographyen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectCoreografiapt_BR
dc.subjectVideo danceen
dc.titleTangonóia : o reflexo da origempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000965192pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples