Repositório Digital

A- A A+

Permanências e mudanças na arte indígena : o caso da exposição “Mira!”

.

Permanências e mudanças na arte indígena : o caso da exposição “Mira!”

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Permanências e mudanças na arte indígena : o caso da exposição “Mira!”
Autor Dinato, Daniel Revillion
Orientador Silva, Sergio Baptista da
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Antropologia cultural
Arte indígena
Artes visuais
Cultura indígena
Estética
[en] Aesthetics
[en] Contemporary indigenous art
[en] Exposure mira
[en] Indigenous visual arts contemporary
[en] Predation technique
Resumo Este trabalho surgiu de uma ida à exposição “Mira! Artes Visuais Indígenas Contemporâneas”, a qual pude visitar em duas ocasiões: quando em Belo Horizonte, no ano de 2013, e quando em Brasília, no ano de 2014. Ao entrar em contato com as obras, me surgiram algumas inquietações e dúvidas quanto à melhor forma de olhá-las. Esse trabalho, portanto, visa a busca de um arcabouço teórico tendo em vista melhor compreender as obras artísticas expostas em “Mira!” e tem como um de seus objetivos esclarecer alguns aspectos-chave dessas obras. Trabalhará com autores que se debruçaram sobre a arte indígena, tais como Els Lagrou e Lúcia Van Velthem, e com autores que estudaram as formas ameríndias de vida, entre eles Carlos Fausto e Renato Sztutman. Além destes, o trabalho conta com auxílio fundamental das entrevistas realizadas com alguns dos próprios artistas, entre eles Jaider Esbell e Benjamín Jacaminoy Tisoy. Por fim, utiliza-se nesse estudo a contribuição essencial de um dossiê sobre a exposição trabalhada, além do catálogo desta, gentilmente cedidos pelas organizadoras Maria Inês de Almeida e Beatriz Matos.
Abstract This work grew out of a visit to the exhibition "Mira! Indigenous Visual Arts Contemporary ", which I was able to visit on two occasions: when I was in Belo Horizonte, in 2013, and when I was in Brasilia in 2014. When contacting the works, emerged me some concerns and doubts about the best way to look at them. This work therefore aims to search for a theoretical framework in order to better understand the artistic works exhibited in "Mira!" and has as one of its objectives to clarify some key aspects of these works. This project dialogues with authors who have studied the indigenous art, such as Els Lagrou and Lucy Van Velthem, and authors who have studied the Amerindian forms of life, including Carlos Fausto and Renato Sztutman. In addition, this project had fundamental contribution of interviews with some of the artists themselves, including Jaider Esbell and Benjamín Jacaminoy Tisoy. Finally, it was used in this study a dossier and the catalog of the exposure, kindly provided by its organizers Maria Inês de Almeida and Beatriz Matos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115944
Arquivos Descrição Formato
000954443.pdf (6.942Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.